qua
02
mar
2016

tovar

O projeto de Lei de autoria do deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) que institui o Dia Estadual do Transplantado, que será comemorado anualmente todo dia 9 de maio, e a Semana de Incentivo à doação de órgãos para transplantes foi aprovado, por unanimidade, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

“Qualquer pessoa que precise de transplante tem o direito de ser atendida pelo Sistema Único de Saúde, de ser preparada física e psicologicamente para o tratamento e de ser respeitada e tratada em suas condições. O Direito à Saúde é garantido pela Constituição Federal e não deve, sob nenhum pretexto, ser negado. Por isso apresentamos esse projeto para incentivarmos, de certa forma, a realização de doações de órgãos para que tenhamos mais transplantes no nosso Estado”, disse o deputado.

De acordo com Tovar, o dia estadual do Transplantado e a Semana de Incentivo à doação de órgãos para transplantes terão por objetivos a promoção e divulgação da importância da doação de órgãos para transplantes; a realização de eventos culturais, organização de debates, seminários, palestras, cartazes, folhetos educativos, trabalhos escolares e campanhas por meio de órgãos de divulgação.

“As filas de transplantes são imensas para todos os conjuntos sociais, entretanto são muito maiores para jovens. Autorizar a doação de órgãos e tecidos de crianças e adolescentes é um ato manifestamente louvável, o de salvar vidas que ainda estão começando e tem tudo para serem plenamente aproveitadas”, destacou Tovar.

Para a efetivação dos objetivos do projeto, a Secretaria Estadual de Saúde poderá estabelecer parcerias com as Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba, com o Ministério da Saúde, instituições públicas e privadas com atuação na área de transplantes de órgãos.

“Caberá à Secretaria Estadual de Saúde coordenar a realização dos eventos, promovendo sua ampla divulgação nos meios de comunicação, respeitado o diz a Constituição Federal nesse quesito”, explicou o parlamentar.

O deputado Tovar Correia Lima esclareceu ainda que as despesas decorrentes da execução da Lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.

Dados – Milhares de pessoas aguardam por um transplante, e muitas vezes não suportam esperar e terminam falecendo. Essas vidas dependem da autorização da família do paciente, cujo gesto pode transformar a dor da morte em continuidade da vida. Um único doador pode salvar ou melhorar até 25 vidas. A fila de espera para transplante de órgãos na Paraíba pode levar até dez anos para ser completamente zerada.

É chamado de transplante de órgãos e tecido o procedimento cirúrgico que busca retirar um órgão ou tecido (ou parte deles) de um indivíduo (o doador) para realocá-lo em outra pessoa que esteja necessitando.

O Sistema Único de Saúde (SUS) financia mais de 95% dos transplantes realizados e também subsidia todos os medicamentos para os pacientes. É uma das maiores políticas públicas de transplantes de órgãos do mundo.

Assessoria


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br