ter
05
jun
2012

IMG_0644

Correio da Paraíba - PB

  • 04.06.2012

MP denuncia prefeito de Tavares

José Severiano e três auxiliares são acusados de fraude em licitações e formação de quadrilha

Da Redação

O atual prefeito da cidade de Tavares, José Severiano de Paulo Bezerra da Silva, e seus auxiliares, Carlos Antônio Bernardino Arruda, Jailson Gomes de Melo e Marcos Ronelle Monteiro, foram denunciados pelo Ministério Público da Paraíba por formação de quadrilha e fraude em licitação. A denúncia é dos vereadores de oposição, Antônio Cândido, Luiz Pereira, Heleno Almeida e Maria do Socorro.
Segundo eles, investigações do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) e a Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e Improbidade Administrativa (CCRIMP), que integram o MP estadual, apontam o prefeito de Tavares e seus auxiliares, membros da comissão permanente de licitação do município, como idealizadores de uma organização criminosa com a intenção de fraudar, de forma permanente e mediante previa combinação e ajuste, procedimentos licitatórios.
Os acusados, em comum acordo, de acordo com os vereadores de oposição, escolhiam as empresas para compor o número mínimo de licitantes exigido para a modalidade convite e utilizavam indevidamente documentos de empresas, falsificando a assinatura de seus representantes legais em todos os atos do procedimento licitatório. Toda a licitação era uma mera encenação! Conforme narra a denúncia.
Pelas supostas infrações o prefeito José Severiano responde a três ações penais (nº 999.2011.000991-0/001, 999.2011.000997-7/001 e 999.2010.000872-4/001) que tramitam no Tribunal de Justiça, estando incurso nas penas do art. 90 da Lei 8.666/93 e no art. 288 do Código Penal.
Somada as penas previstas em lei os acusados podem ser condenados até sete anos de prisão em cada ação penal. Além das ações penais o prefeito responde a diversas ações civis públicas pela mesmas conduta, ajuizadas pelo MP estadual e federal. Para se ter idéia da gravidade dos fatos, apenas na ação de nº 031.2012.0001453, que tramita na comarca de Princesa Isabel, verifica-se um prejuízo aos cofres públicos de R$: 823.885,16, conforme apontado pelo TCE, valor que estar sendo cobrado na justiça aos responsáveis.
As investigações partiram de informações dos próprios vereadores de oposição do município de Tavares. Os vereadores de oposição, de forma corajosa, reafirmam o compromisso público de fiscalizar e combater a corrupção no município, de maneira responsável e legal, desejando apenas o benefício do povo e o progresso da cidade.


  Compartilhe por aí: 8 Comentários

8 respostas para “Deu no jornal Correio da Paraíba: Ministério Público denuncia prefeito Dr. Severiano e três auxiliares”

  1. (LÃNPIÃO) disse:

    e eu pensava que isso acontecia só acontecia aqui em princesa.kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. ANTONIO CANDIDO FILHO disse:

    Amigo zé duarte esta denuncia é apenas uma pequena amostra,em brave teremos outras 30 que já se encontram em andamento augumas nas feras federal MPF, e policia FEDERAL,estas vão dar prisão,já começou a policia militar do choque de princesa esta semana deu um exemplo na prefeitura de nossa triste tavares.

  3. É evidente a força de vontade de um cidadão como Célio de Zé Biró, que com muito trabalho conseguiu trazer inúmeros benefícios ao povoado da Várzea e Sítio Lagoa da Fazenda, além de estar sempre pronto para ajudar o povo de Princesa, pensando sempre em levar melhorias para a população e não em benefício próprio.
    O blog está de parabéns pelas matérias!

  4. Mané da Jurema disse:

    o povo de Tavares tá com TERTO MORAIS, nosso eterno líder. Fora esse doutor ingrato.

  5. TOU VENDO TUDO disse:

    Quando o Ministério Público vai ver outros municípios vizinhos? Os vereadores são iguais aos de Tavares?

  6. democrata disse:

    esse doutor traiu seu tertu e todo mundo e vive fora nunca aparece e tá rico demais.

  7. MANOEL disse:

    tenho vergonha da minha cidade ter um prefeito assim envergonhado todos nós.

  8. tavarense disse:

    aqui em Tavares tem vereador de verdade e a Paraíba tem justiça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br