sáb
14
set
2013

Sitônio Pinto*

“Quem denunciou foi a mulher, uma jornalista pra editor nenhum botar defeito”

Alguém sugeriu que a Presidente exigisse uma indenização do governo Obama pela espionagem praticada no governo Dilma. Uma indenização por danos materiais e morais. Materiais porque agora os gringos estão de posse dos segredos da Petrobrás – a maior petrolífera do mundo, maior que o elefante da Esso. Cadê ele? Anda meio sumido depois que a Esso mudou de nome. Ele e o jacaré do querosene. De bicho em bicho, as multinacionais iam fechando a roda no jogo brasileiro.

Voltando ao foco: a indenização devida pelos gringos ao Brasil também deve ser por danos morais, pois agora eles sabem de todos os podres do povo e dos políticos brasileiros. Todos estão lembrados de quando o presidente do Senado foi denunciado que possuía uma amante e uma filha fora de casa. E que o aluguel do apartamento da moça era pago pela empreiteira Odebrecht. Quem denunciou foi a mulher, uma jornalista pra editor nenhum botar defeito: bonita toda, da orelha ao casco.

Eu também quero uma indenização, pois os gringos devem estar sabendo de meus pequenos e pobres podres. Nada de importância, coisas das quais não me lembro, mas que, de uma hora para outra, podem vir à tona. Por exemplo: gostei de cachaça, e quem bebe às vezes faz coisas das quais não se lembra. Eu bebi muita Serra Grande e Maribondo, mas não me lembro de ter levantado a saia. Mas a CIA pode se lembrar e botar o bocão no trombone. Antes que isso aconteça, o governo tem de garantir minha privacidade.

E se a CIA botou um gravador nos confessionários das igrejas brasileiras? O povo brasileiro ainda é de maioria católica, tem o costume da confissão. Se suas conversas com os padres forem gravadas tem muitas histórias de cangalhas que podem vir ao conhecimento público, como a do presidente do Senado. Mas a CIA se lembra, ela não esquece nada, nem o aluguel pago em dia pelo aluguel do apê da rapariga, como se diz em Portugal.

Fui perguntar a unha amiga (é assim que se diz em galaico-português, e eu digo para evitar o cacófono), perguntei a unha amiga que está fazendo mestrado em Coimbra se os portuenses a estavam chamando de rapariga e ela não respondeu mais meus e-meios.

Voltando ao tema: fico pensando qual seria a indenização que o governo brasileiro poderia pedir à CIA pela espionagem sobre a Petrobrás, a Embraer, o jogo do bicho e os particulares do pessoal do governo. Será que a escuta abrangeu também os crimes comandados de dentro dos presídios? Será que é por isso a indignação do governo? Acho até que o Brasil deveria comprar essas informações à CIA, para ficar sabendo o que o crime organizado fez e planeja fazer no País.

O Brasil poderia receber essas informações como indenização pelas outras – os segredos dos políticos e das empresas estatais e de economia mista. Eis uma auditoria que também pode interessar ao governo: saber dos negócios da Petrobrás, da Banco do Brasil, da Caixa Econômica, dos Correios, da Embraer. Dia desses recebi uma caixa do Sedex com uns livros que o escritor Waldemar Solha me deu: estava violada, com um lacre na área do arrombamento. Pensaram que era outra coisa, mas não era.

No tempo da ditadura milicar (sic) fizeram isso com uma carta de amor que uma namorada mandou para mim. Foi por essas que o Doutor João Dantas matou o Presidento (sic) João Pessoa. Estou chamando assim porque presidento deve ser o masculino de presidenta. Por exemplo: o presidento Obama deveria dar uma indenização ao Brasil. Mandar um comboio de médicos americanos para o programa Mais Médicos. O diabo é que o SUS de lá consegue ser pior que o de cá. Um enfermeiro de lá foi condenado a 17 prisões perpétuas por ter matado mais de 400 doentes. Será que a CIA sabe de casos assim no Brasil?

*Jornalista, escritor, poeta, ensaísta, publicitário e membro do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, da Academia Paraibana de Letras, da Academia de Letras e Artes do Nordeste.


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br