Em mensagem oficial transmitida por emissoras de TV ontem (23), o governador Ricardo Coutinho dirigiu-se à população paraibana para explicar por que enviou à Assembleia Legislativa, há dois meses, mensagem solicitando autorização para o Estado ser avalista de um empréstimo à Companhia de Águas e Esgotos da paraíba (Cagepa).
Ricardo Coutinho disse que encontrou a Cagepa em situação de falência, com empréstimos em cinco bancos privados, pagando juros de R$ 6 milhões mensais e que, se os deputados aprovarem o empréstimo junto à Caixa Econômica Federal, os cinco empréstimos serão liquidados e os juros cairão para menos de R$ 3 milhões por mês.
O governador não acredita que alguém possa ser contra esse empréstimo e acha que a Assembleia cumprirá sua missão.
SECOM-PB
O Ministério da Integração Nacional estima que cerca de 8 milhões de pessoas sofrem com a falta de chuva na Região Nordeste. Desde setembro de 2011, não chove regularmente na região e meteorologistas já consideram esta como a pior seca dos últimos 30 anos.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há possibilidade de chuva em algumas regiões do Nordeste, principalmente no litoral. Mesmo assim, as precipitações não serão suficientes para amenizar a situação. As temperaturas devem variar de 12 graus Celsius (ºC) a 37 ºC .
A Secretaria Nacional da Defesa Civil informou que 1.209 municípios já decretaram situação de emergência na Região Nordeste.
Balanço levantado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em 5 de julho aponta queda de 80% na produção de milho e feijão na região do semiárido.
No começo do ano, o governo federal anunciou um pacote de R$ 2,7 bilhões para enfrentamento à estiagem. Desse total, R$ 200 milhões é destinado ao pagamento do Bolsa Estiagem, programa voltado aos pequenos agricultores, e R$ 500 milhões para o Garantia-Safra. Foram recuperados ainda, 2.400 poços artesianos ao custo de R$ 60 milhões. Para a Operação Carro-Pipa, foram destinados R$164 milhões, o que benefíciou mais de 2 milhões de pessoas.
Agência Brasil
Foto: Secom-PB
A Fundação Casa de José Américo, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Cultura, deu início à etapa de pesquisa do projeto “Formação Inicial do Acervo de Literatura de Cordel Leandro Gomes de Barros”, que foi aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura da Prefeitura de João Pessoa.
O objetivo do projeto é formar um acervo especializado em literatura de cordel e obras literárias afins, para preservar a memória da cultura popular regional e disponibilizá-lo ao acesso público. Serão beneficiados pesquisadores, estudiosos, acadêmicos, literatos, jornalistas, artistas, turistas, incentivadores da cultura nordestina, além dos interessados no estudo de literatura popular.
Na prática, o projeto reunirá a produção literária de cordel e obras afins, visando à ampliação das fontes bibliográficas da Biblioteca da Fundação Casa de José Américo. Isso implicará na pesquisa dos folhetos de cordel e obras literárias correlatas existentes nos centros editoriais do Brasil para aquisição e organização sistemática para pesquisa e divulgação por meio da publicação de um catálogo.
Com previsão de execução no período de seis meses, o projeto será desenvolvido em cinco etapas sucessivas: pesquisa, seleção, aquisição, processamento técnico e elaboração de um catálogo. O projeto foi elaborado pela equipe da Biblioteca Dumerval Trigueiro Mendes, ambos do Departamento de Pesquisa da Fundação Casa de José Américo.
Leandro Gomes de Barros – A escolha do nome do projeto é uma homenagem ao cordelista paraibano Leandro Gomes de Barros, pioneiro na Literatura de Cordel, no formato impresso.
No contexto da História da Cultura Nordestina, Leandro é considerado o patrono da Literatura Popular em Verso. Paraibano de Pombal, onde nasceu dia 19 de novembro de 1865, foi o primeiro a publicar, editar e vender seus folhetos. Uma das características marcantes é que seus folhetos tratam de uma grande diversidade de temas universais que abordam assuntos variados, desde a descrição da vida nordestina de sua época, reclamações sobre o governo, crítica à carestia, às guerras e ao desregramento da sociedade, sempre em tom de sátira e ironia.
Leandro faleceu em Recife, no dia 4 de março de 1918.
SECOM-PB
O uso de ferramentas da internet, em especial das redes sociais, como um canal permanente de interatividade com o cidadão tem feito parte da rotina de parlamentares e pode ser um trunfo nas eleições municipais de outubro, de acordo com senadores ouvidos pela Agência Brasil. Independentemente de ser ano eleitoral é senso comum que esse é um instrumento capaz de dar objetividade e foco ao trabalho do político, seja no comando de prefeituras ou no Parlamento.
O líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (PT-BA), disse que incorporou ao exercício parlamentar várias propostas de integrantes de sua rede social. Como exemplo, citou o direito de acesso a informações de órgãos públicos e a prestação de contas do trabalho desenvolvido como itens agregados à plataforma de campanha ao Senado em 2010.
Os candidatos ao cargo de prefeito devem estar atentos a esses posicionamentos manifestados pelos cidadãos na rede, diz o petista. “Ao contrário da TV e do rádio, a internet é uma qualificadora do caminho de volta. Nela, há interatividade imediata entre o eleitor e o candidato.”
O presidente do Democratas (DEM), senador José Agripino Maia (RN), também destaca o poder instantâneo da rede mundial de computadores. “É uma ferramenta que deve ser usada como um instrumento de comunicação e debate de ideias”, disse. Veterano no uso das mídias sociais, ele ressalta a importância que os comitês das campanhas devem dar à internet, assim como a TV e o rádio, na formação da opinião do eleitorado. Para ele, o custo praticamente zero nas campanhas eleitorais na rede é outro ponto positivo.
O líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), defende o uso contínuo da ferramenta e não apenas em ano eleitoral. “Só acredito em um bom retorno da campanha pela internet para quem já a utiliza no seu dia a dia para conversar diretamente com o cidadão.”
Na semana passada o PMDB, partido que hoje detém o maior número de prefeituras no país, mostrou a importância que dará na campanha de 2012 a essa ferramenta. O presidente do partido, senador Valdir Raupp (RO), apresentou aos parlamentares a integração de suas mídias sociais – site, blogs, Facebook, Twitter e Youtube.
O senador e membro da Executiva Nacional do partido, Eunício Oliveira (CE), por exemplo, já mantém uma equipe só para divulgar sua atividade parlamentar e o manter informado das demandas de seu eleitorado. “Somando as minhas redes sociais tenho mais de 60 mil seguidores. No meu estado, o jornal de maior circulação tem tiragem diária de 18 mil exemplares”, disse à Agência Brasil.
Desde o dia 5 de julho, os candidatos às eleições municipais de outubro estão autorizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a fazer campanha na internet. Pela resolução do TSE, poderão ser usados sites dos candidatos, do partido ou da coligação com o endereço eletrônico registrado no tribunal. A resolução veda a veiculação de qualquer propaganda paga nesses portais. Também está aberta a propaganda nas ferramentas das redes sociais desde que geridas pelo candidato, partido ou coligação.
Agência Brasil
Rúsio: "A medida, consensual, evitará encontros de segmentos opostos"
Em reunião realizada no último dia 20, no fórum local, com representantes de partidos e coligações de Tavares, Juru e Princesa Isabel, o juiz eleitoral da 34ª Zona, Rúsio Lima de Melo, decidiu estabelecer um calendário para disciplinar a circulação de carros de som nos três municípios.
A medida, que já está em vigor desde sábado (21), foi acertada de comum acordo com as siglas e coligações, e tem por objetivo, segundo destacou o juiz eleitoral, “evitar encontros de partidos ou coligações concorrentes, durante as atividades de propaganda com carros de som, que possam gerar qualquer tipo de conflito entre as partes envolvidas na disputa, a exemplo do já ocorreu em Tavares e Juru”.
Ainda durante o encontro, ficou definido que jingles e músicas de campanha não poderão conter “frases ou refrãos pejorativos, debochados ou ofensivos”,como também “xingamentos, vaias e provocações, entre outros", e que só poderão fazer propaganda política móvel os veículos autorizados pela Justiça Eleitoral.
Na reunião, o juiz eleitoral Rúsio Lima de Melo advertiu ainda sobre o excessivo volume praticado pelos carros de som de partidos e coligações, e solicitou moderação no uso desses veículos, mas afirmou que se houver abusos, a Justiça Eleitoral vai adotar medidas restritivas, que vão desde a fixação de limites até a apreensão dos veículos.
O descumprimento de qualquer uma das normas estabelecidas no acordo implicará multa de R$ 10 mil, além da retirada do carro de som de circulação durante o período da campanha eleitoral.
Abaixo, os quadros com os dias estabelecidos para a propaganda eleitoral com carros de som em Princesa Isabel, Tavares e Juru, definidos por partidos e coligações:
PRINCESA ISABEL
TAVARES
JURU
A Caixa Econômica Federal anunciou nesta segunda-feira (23) o corte dos juros cobrados na linha Construcard, que financia a compra de material de construção. O banco também ampliou o prazo máximo de financiamento nessa linha.
A taxa mínima do Construcard passou de 1,96% ao mês para 1,40% ao mês. A máxima, que era de 2,35% ao mês, agora é de 1,85% ao mês.
O prazo máximo de financiamento, que antes era de 60 meses, foi ampliado para até 96 meses.
As novas taxas e o novo prazo máximo valem a partir desta segunda (23).
Dados da Caixa mostram que, nos últimos cinco anos, o Construcard já beneficiou mais de 1,2 milhão de famílias, emprestando cerca de R$ 15 bilhões.
A linha Construcard é oferecida para compra de material de construção apenas em estabelecimentos conveniados. A lista pode ser consultada no site do banco. Não há limite máximo de financiamento.
UOL
Em 2011 o prefeito de João Pessoa licitou de uma só vez 600 mil garrafas de detergente neutro, 200 mil garrafas de álcool, 200 mil litros de cloro da marca DGL, 30 mil vassouras piaçavas e 16 milhões de sacos plásticos para lixo. Agora em julho de 2012 , outra licitação na prefeitura deve chamar a atenção dos contribuintes pelo exagero do objeto licitado. Trata-se de uma licitação, na modalidade Pregão Presencial nº. 020/2012 – para aquisição e dois milhões e quinhentos mil litros de água sanitária para atender as escolas da rede municipal de ensino de João Pessoa e vai pagar R$ 2.145.000,00 (dois milhões cento e quarenta e cinco mil reais).
A vencedora da licitação foi empresa pernambucana "Tutto Limp Distribuidora Ltda", já conhecida por ganhar quase todas as licitações da prefeitura de João Pessoa e a mesma que em outubro de 2011, segundo denúncias divulgadas na imprensa paraibana foi a vencedora da licitação onde Agra adquiriu 600 mil garrafas de detergente, 30 mil vassouras e 16 milhões de sacos de lixo para abastecer as escolas de João Pessoa.
Como a rede municipal de ensino da Secretaria de Educação de João Pessoa é formada por 100 escolas e 35 CREIs, para uma demanda de 100 dias letivos, cada unidade educacional terá que consumir 185 litros de água sanitária todos os dias para dar conta de todo material licitado, o que tecnicamente, é impossível.
Clilson Júnior – ClickPB