Nessa segunda-feira (13), os candidatos que se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) poderão conferir o resultado da primeira chamada do programa. As inscrições do Sisu foram encerradas na noite de sexta-feira (10), e os dados parciais do Ministério da Educação indicam que pelo menos 2,4 milhões de candidatos se inscreveram.
Os convocados para a primeira chamada devem fazer a matrícula entre os dias 17 e 21 deste mês. O candidato que não comparecer na data prevista à instituição selecionadora perderá a vaga. O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 27 e a matrícula deve ser feita entre os dias 31 deste mês e 4 de fevereiro.
O candidato que não for selecionado em nenhuma das chamadas, ou foi selecionado para o curso marcado como segunda opção, independentemente de ter feito a matrícula, pode se inscrever na lista de espera, de 27 de janeiro a 7 de fevereiro. A convocação dos candidatos em lista de espera ocorre a partir de 11 de fevereiro.
O balanço divulgado pelo Ministério da Educação na noite de ontem, antes do encerramento das inscrições, mostra que os inscritos no Sisu já eram quase 50% dos 5 milhões de candidatos que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013. O Sisu seleciona os candidatos com base na nota do Enem.
Nesta edição, o Sisu oferece 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior.
O balanço final dos inscritos no Sisu será divulgado pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, na manhã de segunda-feira (13).
Agência Brasil
Nessa sexta-feira (10), a Prefeitura de Princesa Isabel efetuou mais um pagamento de salários aos servidores municipais e também o 13º salário para algumas categorias do quadro permanente que ainda não haviam recebido o abono.
Desta vez foram pagos os salários de novembro das folhas restantes da Educação.
Aposentados e pensionistas recebem o mês de dezembro.
A Educação também recebe o mês de dezembro, mas o pagamento sai apenas para algumas folhas do setor.
Os valores creditados já estão disponíveis a partir de hoje (11) na agência bancária autorizada.
Com sol entre poucas nuvens, este sábado (11) apresenta probabilidade (5%) mínima de chuva em Princesa Isabel, Tavares, Manaíra, São José de Princesa, Água Branca e Juru, segundo aponta o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).
Na maioria dos municípios, a temperatura varia entre a máxima de 31°C e mínima de 19°C.
Abaixo, a previsão do Centro para a região Nordeste:
No sul do MA e do PI: muitas nuvens e pancadas de chuva localmente fortes. No interior da BA e litoral nordeste da região: sol e variação de nuvens. No leste da BA: instável, com curtos períodos de sol e chuva. Nas demais áreas da região: sol e poucas nuvens. Temperatura estável. Temperatura máxima: 35ºC no PI. Temperatura mínima: 18ºC no interior da BA.
TelexFree se negou a assinar o documento com compromisso com MP para devolver dinheiro
Os divulgadores da TelexFree que aguardam o desbloqueio do dinheiro da empresa pela Justiça brasileira poderão ter uma surpresa amarga ao fim da jornada de mais de seis meses de silêncio: o valor encontrado e apreendido pode não ser suficiente para ressarcir todas as pessoas que investiram na empresa.
Investigada por formação de pirâmide financeira, a TelexFree teve 660 milhões de reais em bens e dinheiro retidos, após determinação do Tribunal de Justiça do Acre, em junho do ano passado. Mas, segundo a promotora do Ministério Público do Acre, Alessandra Garcia Marques, que investiga o caso, os cerca de 1,3 milhão de divulgadores (como são chamados os revendedores da empresa) podem receber apenas um valor simbólico. Isso porque, caso o ressarcimento seja igualitário, renderá cerca de 500 reais por pessoa. “A empresa alega que 200 milhões de reais são suficientes para ressarcir, mas nunca provou isso”, disse.
Para entrar na TelexFree, cada divulgador pagava uma taxa de adesão de cerca de 100 reais e precisava comprar pacotes de contas de telefonia via internet — o mais barato estava em torno de 600 reais. Quanto mais pacotes eram adquiridos, maiores as chances de o divulgador ver seu dinheiro duplicar (ou triplicar) em poucos meses.
Alessandra afirmou ainda que não recebeu qualquer pedido da TelexFree para colocar fim ao caso. O MP propôs à empresa um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o objetivo de tentar encerrar o caso e usar o valor bloqueado para devolver aos divulgadores. Contudo, a TelexFree, por meio de seu diretor Carlos Costa, se negou a assinar o documento.
Sub-rogação — A promotora informou que a única proposta feita pela TelexFree foi a de sub-rogação, que consiste na permissão para que outra empresa assuma os débitos da companhia cujos bens estão bloqueados. Tal mecanismo, caso fosse aceito, permitiria que a TelexFree retomasse suas atividades, livre de qualquer dívida judicial. "Mas não posso aceitar essa proposta porque eles poderiam simplesmente passar (as dívidas) para uma empresa estrangeira e os divulgadores teriam ainda mais dificuldade para serem ressarcidos", afirma.
Investigação — A operação da TelexFree no Brasil foi bloqueada em junho do ano passado, após uma força-tarefa de Ministérios Públicos apurar irregularidades em inúmeras empresas que praticam o chamado "marketing multinível", que consiste na remuneração dos vendedores com base não só na venda direta de produtos, mas também na quantidade de novos vendedores que conseguem trazer para a empresa. No caso da TelexFree, os vendedores são chamados de divulgadores.
A empresa alega que comercializa, tanto no Brasil como no exterior, um sistema de telefonia via internet, de tecnologia Voip (Voice Over Internet Protocol). O problema detectado pelo Ministério Público é que a maior parte da receita da empresa não é proveniente da venda de produtos, e sim do fato de os "divulgadores" investirem dinheiro no negócio sem ao menos vender qualquer tipo de plano Voip. Ao longo de 2013, o site de VEJA conversou com diversos divulgadores que sequer haviam usado o sistema Voip. Seu trabalho consistia em investir na empresa e passar o dia postando mensagens em sites da internet e redes sociais chamando novas pessoas para aderir à TelexFree. "O dinheiro dos novos entrantes era direcionado para pagar o lucro dos que entraram primeiro, daí o nome de pirâmide. Esse tipo de negócio é insustentável no longo prazo", explicou o procurador Hélio Telho, do MP de Goiás.
Veja
A Capital paraibana voltará a ter a beleza de um dos seus mais belos cartões postais. As obras de revitalização e modernização do Parque Solon de Lucena, a Lagoa, devem ser iniciadas até o final do próximo mês. O procedimento licitatório ocorrerá no próximo dia 4 de fevereiro, às 15h, na Secretaria de Planejamento do Município de João Pessoa (Seplan), no Centro Administrativo, bairro de Água Fria.
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vai executar um projeto utilizando o método não destrutivo, dividido em três etapas. O objetivo do projeto é transformar o local em um grande parque, visando à reurbanização, melhorias estruturais, equipamentos socioeconômicos, esportivos e culturais, proporcionando à população lazer, descanso, contemplação e desfrute da natureza e transformando-o em um importante ponto turístico.
Há mais de duas décadas, como decorrência de má conservação e intervenções equivocadas, reduziu-se muito a capacidade do sistema de escoamento das águas da Lagoa. Em decorrência disso, em períodos de fortes chuvas a população sofre com os alagamentos no local. Outra problemática são as possíveis ligações clandestinas de esgotos, que resulta na poluição do leito aquático natural da Lagoa, causando um péssimo odor e aparência.
A primeira etapa do projeto, que confere a essa licitação, está orçada em R$ 19.955.822,81 e prevê implantação da rede administração local e da obra, desassoreamento da Lagoa, construção do muro de contenção no entorno, construção do tubo coletor, reforma e ampliação da captação do sistema de drenagem. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (83) 3218-9087.
Secom-JP
O ministro da Saúde Alexandre Padilha voltou a dizer ontem (10), em São Paulo, que mais médicos cubanos ou de outras nacionalidades poderão ser contratados para o Programa Mais Médicos, caso isso seja necessário, a fim de atingir a meta de 13 mil médicos atuando no programa até abril.
“Se for necessário, nós traremos médicos da cooperação internacional tanto do Ministério da Saúde de Cuba ou outras alternativas, e vamos atingir a meta de 13 mil médicos chegando no Brasil ao fim de março para atuar nos municípios em abril”, disse o ministro.
Para cumprir a meta, Padilha informou que o ministério vai abrir inscrições entre o fim de janeiro e início de fevereiro tanto para profissionais brasileiros como para interessados de outros países. Segundo ele, médicos que estão concluindo o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) poderão migrar para o Mais Médicos.
“Têm muitos médicos que já atuam no Brasil, dentro do programa do Provab, que termina em fevereiro. Recebemos mensagens de vários desses médicos dizendo que querem continuar no mesmo município e posto de saúde, participando pelo Programa Mais Médicos”, declarou.
EBC
O Procon Estadual registrou o total 15.975 atendimentos em todo o estado, no período de janeiro a dezembro de 2013. O número representa um crescimento de 25,57% em comparação com o mesmo período de 2012. Mais do que isso: é o melhor resultado da história do órgão.
Assim como ocorreu em 2012, os assuntos financeiros foram os que mais demandaram denúncias dos consumidores, registrando problemas relacionados a cartões de crédito e instituições bancárias, por exemplo. No ano passado foram 5.253 atendimentos relacionados a esta área, sendo que, deste total, 3.127 se transformaram em reclamações para realização de uma audiência de conciliação ou de uma fiscalização posterior. Em segundo lugar entre as demandas de atendimentos estão os serviços essenciais, com um total de 4.790 registros, dos quais 1.484 foram convertidos em reclamações.
Outro dado que merece destaque é que o Procon-PB alcançou o índice de 40,5% de resolutividade somente no atendimento preliminar, o que significa dizer que já na primeira ida ao Procon, os consumidores tiveram os problemas resolvidos, sem a necessidade de esperar por uma audiência de conciliação ou fiscalização, por exemplo. Quando somado ao resultado das audiências realizadas com acordo entre consumidores e fornecedores (3.616), o índice de problemas resolvidos chega a 63,1% do total de atendimentos de 2013, índice que ainda pode ser elevado, levando em consideração que ainda existem audiências agendadas sobre demandas registradas no ano passado.
O secretário executivo do Procon-PB, Marcos Santos, acredita que os números revelam um esforço concentrado para ampliar e melhorar o atendimento aos consumidores paraibanos. “Nossa preocupação é resolver o mais rápido possível os problemas trazidos pelos consumidores. Quando a solução é satisfatória para o consumidor já neste atendimento, não há necessidade de realização de uma audiência, o que faria com que o consumidor precisasse esperar em média 20 dias, isto significa economia de tempo e problemas resolvidos mais rapidamente”, ressaltou Marcos Santos.
Secom-PB