Músicos fazem releitura de clássicos e composições menos executadas
Garantem os etimólogos que a palavra orquestra vem do grego orkhéstra e na língua portuguesa foi usada pela primeira vez no século 18. Muito antes, na Grécia antiga, o vocábulo nomeava o espaço em frente ao palco, onde havia instrumentistas e coristas e bailarinos dançavam. Desde o berço da civilização ocidental, portanto, as orquestras corporificam a música na dança.
Após oito meses fechado para revitalização, o Museu Casa de José Américo reabre suas portas, com uma infraestrutura renovada e serviços ampliados para melhor atender aos visitantes, pesquisadores e ao público em geral. Para isso, foi elaborada uma vasta programação, que se estenderá por toda essa segunda-feira (25), culminando com a solenidade de reabertura, às 18h.
Região abrange área marítima que vai do Amapá ao Rio Grande do Norte
A Petrobras realizou, nos últimos dias, dois eventos para defender a exploração de petróleo e gás na margem equatorial brasileira. Considerado um possível “novo pré-sal”, a região abrange uma área que vai da costa marítima do Rio Grande do Norte à do Amapá, se estendendo da foz do rio Oiapoque ao litoral norte do Rio Grande do Norte, abrangendo as bacias hidrográficas da foz do rio Amazonas.
O Governo da Paraíba encerrou, nessa sexta-feira (22), uma vasta programação para comemorar o Dia Nacional do Artesão, que transcorreu na terça-feira (19). Em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa, Sebrae-PB e Governo Federal, por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), artesãos paraibanos foram contemplados com consultorias, palestras, tudo isso visando ainda mais à qualificação do segmento, além de café da manhã, entre outras iniciativas. Na Capital, as atividades foram realizadas no Centro de Referência do Artesanato Paraibano (Crap), e reuniu mais de 100 artesãos.
Há ainda duas pessoas desaparecidas
O desabamento de uma edificação no bairro Independência, em Petrópolis, Região Serrana do Rio, deixou três pessoas mortas e duas desaparecidas, segundo o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura Petrópolis. A Defesa Civil do município, em balanço divulgado às 19h45, informa que o 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros (GBM) conseguiu resgatar quatro vítimas com vida.
Um roteiro com capítulos de apreensão, lágrimas, muita emoção e final feliz. Foi assim a história da pequena guerreira Maria Eduarda com o Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), para onde retornou junto com sua família no início da semana com o objetivo de agradecer à equipe da unidade pertencente à rede hospitalar do Governo da Paraíba e gerida pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde).
Oceano Atlântico mais aquecido também pode ter influência
O coordenador geral de Operações e Modelagem do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Marcelo Seluchi, alerta que as mudanças climáticas estão tornando eventos extremos mais frequentes, a exemplo das chuvas intensas previstas para o estado do Rio de Janeiro nesta sexta-feira (22) e no sábado (23).