Filha de bolivianos aymara é a primeira da família com curso superior
Shirley Espejo nasceu e cresceu na Vila Maria, bairro da capital paulista com intensa imigração de portugueses e que atualmente tem como característica o grande número de pequenos comerciantes e transportadoras. Com o tempo, o bairro foi substituindo os europeus por famílias das regiões Norte e Nordeste e da Bolívia, que mudaram a cara da região.
O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) oferece 502 vagas de emprego, a partir desta segunda-feira (5). Na Capital paraibana, são 172 vagas, sendo 30 só para motorista de ônibus urbano. As cidades de Campina Grande, São Bento, Santa Rita, Guarabira, Patos, Mamanguape, Bayeux, Sapé, Cabedelo e Pombal também ofertam trabalho.
Diagnóstico tardio dificulta o controle da doença no Brasil
O dia 4 de fevereiro foi escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para ser o Dia Mundial de Combate ao Câncer e a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) aproveita a data para fazer um alerta sobre o diagnóstico precoce para o enfrentamento da doença. Segundo levantamento feito pela entidade, 31% dos mais de 760 oncologistas clínicos entrevistados para um censo consideram o diagnóstico tardio como um dos principais problemas para o controle do câncer no Brasil.
A obtenção da patente ocorreu 6 anos após o depósito do invento, realizado em 2017
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) obteve, no mês de janeiro, a aprovação da patente de uma técnica desenvolvida por pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Instrumentação e Controle em Estudo de Energia e Meio Ambiente (GPICEEMA).
A Secretaria de Educação, Cultura, Esportes, Lazer e Turismo de Princesa Isabel realizará, nos dias 15 e 16 de fevereiro, a Jornada Pedagógica 2024.
A Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e a Secretaria de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde) promoveram uma capacitação para 30 agentes de viagens da Operadora Visual Turismo, em Belo Horizonte, um dos principais mercados comerciais da Paraíba.
Exemplares são encontrados apenas no Rio, em São Paulo e no Paraná
Três pesquisadores do Laboratório de Sistemática e Evolução de Peixes Teleósteos, do Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), encontraram, pela primeira vez, nos rios e cachoeiras do Parque Nacional da Tijuca, na capital fluminense, três exemplares de peixe bagre dourado. A descoberta foi publicada no ano passado na revista neozelandesa Zootaxa, referência mundial em zoologia, pelos pesquisadores Paulo Vilardo, Axel Katz e Wilson Costa.