qui
29
nov
2012

VARZEA DE SOUSA foto jose marques (6)

O Governo do Estado concluiu as obras do Perímetro de Irrigação das Várzeas de Sousa com a inauguração, na tarde de ontem (28), do centro gerencial, às margens da BR-230. O governador Ricardo Coutinho também assinou a contratação da empresa de consultoria Projetec, que será responsável pela gestão e acompanhamento dos 178 irrigantes por dois anos, antes do início da fase de autogestão.

A solenidade de inauguração do centro reuniu o governador; o secretário nacional de Irrigação, Guilherme Orair; o secretário de Desenvolvimento Agropecuário, Marenilson Batista; o prefeito de Sousa, Fábio Tyrone; o deputado Lindolfo Pires e vários irrigantes das Várzeas de Sousa. Na ocasião, o governador também entregou as chaves de uma retroescavadeira, quatro veículos e seis motocicletas cross para auxiliar o trabalho dos irrigantes.

Ao longo dos últimos dois anos, o Governo investiu R$ 14.670.000,00 para a conclusão da parte de drenagem, da rede de distribuição de água e da implantação do Centro de Gerenciamento do Projeto das Várzeas de Sousa. No centro gerencial, a empresa Projetec e os irrigantes cuidarão da gestão do projeto como administração da água, operação e manutenção da infraestrutura.

O Governo do Estado, em parceria com o Governo federal, por meio do Ministério da Integração, investiu R$ 6.712.310,23 na contratação da empresa de consultoria responsável pela operação inicial, organização e formação do distrito de irrigação, operação e manutenção e a assistência técnica aos 178 produtores, O contrato terá vigência de dois anos.

Oásis no Sertão- O projeto Várzeas de Sousa tem como objetivo a irrigação de uma área total de 4.376 ha com 178 lotes para pequenos produtores para exploração de fruticulturas (banana, goiaba, maga) e 19 lotes empresariais. As áreas são destinadas à produção de culturas de alto valor comercial, com elevado nível tecnológico, proporcionando a produção de alimentos e matérias primas com geração de riqueza e emprego para desenvolvimento da região e do Estado.

A infraestrutura de irrigação é composta por um canal condutor – o Canal da Redenção, com 37 km de extensão, e várias obras ao longo deste canal, tais como: túneis, sifões e galerias; reservatório de compensação; estação de bombeamento; subestação elétrica; adutoras de recalque e distribuição; reservatório de distribuição; rede de distribuição de água para irrigação (adutoras); rede de drenagem, rede viária, cercas do perímetro e reserva legal, centro gerencial, material de irrigação parcelar.

O Canal da Redenção tem início na tomada d’água da Barragem Coremas-Mãe D’água, no município de Coremas, e desemboca na Barragem de Compensação.

SECOM-PB

.


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br