qui
10
nov
2016

alpb_obras_transposição

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, na manhã desta quinta-feira (10), sessão especial para discutir a competência das obras complementares à transposição do Rio São Francisco.

O deputado estadual Guilherme Almeida foi autor do requerimento para a realização da sessão que foi aberta pelo presidente da Casa, deputado Adriano Galdino, destacando a importância de debater a respeito do momento hídrico do estado. Galdino lembrou que a Transposição do São Francisco é uma obra que já deveria ter sido realizada há anos e culpou a falta de união entre os políticos nordestinos e, principalmente, paraibanos ao longo dos anos. “Quando a classe política se mostra unida, os resultados são imediatos. Se essa união estivesse brigando pela Transposição ela já teria sido concluída”, afirmou o presidente.

A sessão contou ainda com a presença dos deputados Anísio Maia, Bosco Carneiro, Daniella Ribeiro, Estela Bezerra, Janduhy Carneiro, João Gonçalves, João Henrique, Nabor Wanderley, Raoni Mendes e Renato Gadelha. Para o deputado Guilherme Almeida, que presidiu a sessão, a questão hídrica estadual é um assunto de extrema relevância e precisa ser debatido para que a população paraibana tenha conhecimento a respeito das responsabilidades municipais, estadual e federal nesse processo. Na Paraíba, existem obras da transposição em dois trechos, através das cidades de Monte Horebe (Eixo Norte), no Sertão, e Monteiro (Eixo Leste), no Cariri.

Já o secretário de Estado de Recursos Hídricos da Paraíba, João Azevedo, afirmou que debater a respeito da questão hídrica do estado é extremamente importante e o Governo do Estado tem adotado iniciativas para amenizar os efeitos da seca. “O Governo do Estado através dos seus órgãos, Secretaria de Recursos Hídricos, AESA e a Cagepa tem tentado de todas as formas tomar as medidas e realizar as ações necessárias que possam minimizar os efeitos de uma estiagem tão prolongada”, garantiu o secretário.

João Azevedo destacou também que o momento hídrico é bastante complicado e apresentou aos parlamentares o andamento de obras complementares à Transposição no Eixo Leste e Eixo Norte, que, segundo ele, vêm sendo realizadas pelo Governo do Estado, pela Prefeitura de Monteiro, e pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

O secretário garantiu que as obras referentes ao Eixo Leste seguem em andamento, porém demonstrou preocupação com as obras do Eixo Norte, que estão paralisadas após a construtora responsável abandonar a obra e argumentou que se faz necessária uma fiscalização constante por parte de todos. “Temos que montar uma vigília constante com relação ao que estão acontecendo. Temos um grande problema e uma grande solução chegando, mas, no Sertão, temos um grande problema e não temos solução. Esperamos que o ministério resolva de uma forma muito rápida essas obras, pois a obra do Eixo Norte vai atrasar”, concluiu o secretário.

Agência ALPB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br