Vivendo a notícia no blog do Júnior Duarte

 
Jornalista lança blog com isenção e coragem

>> Domingo, 1 de Abril de 2012

O jornalista José Duarte Lima, que por mais de 20 anos liderou uma das maiores emissoras de radio da Paraíba, A Radio Princesa, é a nova estrela do jornalismo moderno. José Duarte tem pautado inúmeros setores da imprensa daquele estado, e muitas de suas matérias já foram destaque neste blog. Apaixonado pela leitura e competente de sobra no que faz, o blog comandado pelo jornalista deve ser o divisor de águas nas eleições daquela região. José Duarte dedica todo seu tempo ao que ele chama de nova paixão: A blogosfera. Foi Zé Duarte, como é chamado por todos, que em julho de 1989 me lançou para o mundo do rádio. A esse mestre na arte de comunicar, todo o meu respeito, e boas vindas ao futuro da comunicação, a internet!

Endereço do blog – www.duartelima.com.br

Contato com o Blog: redacaojuniorduarte@gmail.com

Telefone:(87) 9604-8999

Read more…

Por Júnior Duarte às 21:12, 0 comentários

Compartilhe!
Comentários (4)
Adicionar comentário
  • Francisco Florencio

    Parabens! Como dizia o Grão Mestre Mao: uma caminhada de 10.000 km começa com os primeiros passos. Seu parente júnior ecoa na blogosfera o seu feito. Que seus ecos cheguem a Brasilia, Washington, Moscou e Pequim (rsrsrs). É Princesa blogando para o mundo.
    Entrando no blog descubro nova janela para os comentários. Ficou melhor. Janela ampla e colorida, a estimular visões de novos horizontes!
    Registro a pesada carga que lhe imputou seu colega JD, a de ser o divisor de aguas das eleições princesenses. Divisor significa barragem, contenção, separação. E considerando que as aguas podem ser turbulentas, violentas, tsunamicas, que não são contidas por barragens, podem lhe causar graves consequencias. Aprenda a nadar, compre colete, bote salva-vida e até crie asas para não ser engulido pelo diluvio que vem ai.
    O titulo da materia do JD tambem foi forte: jornalista lança blog com coragem e isenção. Coragem é mais facil de ser reconhecida. Isenção é dificil, pois é valor relativo e depende de julgamento subornado a paixões. Na politica princesense, ainda dominada pela disputa secular entre CRUZADOS versus INFIEIS, para se posicionar como isento, vai ter de assumir que é ateu, budista, macumbeiro, para escapar das flechadas que vão circular na nossa terra pouco santa. Oxalá voce tenha bons escudos (ou euros, dolares, libras, reais) para sair ileso de tudo isso

    • duartelima

      Estimado Florêncio, o artigo do prestigiado multimídia Júnior Duarte efetivamente suscita uma discussão acadêmica, que vivenciei nos tempos universitários, a tal objetividade ou neutralidade não só no jornalismo como também nas ciências sociais e humanas. O mito da imparcialidade é mais uma contrafação da escola norte-americana de jornalismo, que exportou seu modelo para as escolas de redações dos países econômica e culturalmente colonizados. Apesar do predomínio da dita concepção nos manuais de jornalismo, não acredito não na tal isenção. O acondicionamento da notícia até sua publicação envolve toda uma engrenagem cultural, econômica, política, ideológica, linguística etc, e é permeada pela “visão de mundo” do seu autor. Acredito, contudo, que há um ponto de equilíbrio entre a necessária dimensão opinativa e o conteúdo postado. O premiado jornalista Clóvis Rossi tem uma definição nada acadêmica para o jornalismo: “uma batalha para conquista de mentes e corações”. Talvez seja isso mesmo. No meu caso, a proposta é mais informativa, nada proselitista. Uns gostam, outros não, o que considero natural, pois já dizia o velho Marx, repetindo uma sentença latina, que transcrevo em português com tradução aproximada: “nada do que é humano é estranho”. Obrigado.

  • Francisco Florencio

    Como dizia o Grão Mestre Mao: uma caminhada de 10.000 km começa com os primeiros passos. Teu blog já tá chegando em Pernambuco, depois Brasilia e igual à Radio JComercio, “de Princesa para o mundo”( Rsrsrs). Abri o blog agora e vi a nova janela. Ficou ótima. Tá faltando o alerta de responsabilidade do “postador” no conteúdo.
    Vejo que seu parente júnior, lhe deu uma responsabilidade pesada, de servir de divisor de águas das eleições princesenses. Divisor de aguas implica represamento, separação, contenção. E as aguas quando são tormentosas, agitadas, violentas, costumam invadir espaços, atropelar e afogar o que estiver entre elas. Oxalá você nade bem!
    O titulo à materia no blog de JD é forte: Jornalista lança blog com isenção e coragem. Coragem é mais fácil que isenção. Esta é vista com olhar relativo pelas partes em disputa e, na nossa terra santa ainda balizada por cruzados x infiéis, pode sobrar flechadas para o blogueiro, vindas dos dois lados, ao declarar-se ateu, budista ou macumbeiro para garantir a isenção. Que seu escudo ( dolar, euro, libra, real) seja forte para resistir!

    • duartelima

      Caro Francisco, o velho timoneiro Mao Tsé Tung dizia que “povo que não conhece a sua História está condenado a repetí-la”. O fundador da dinastia marxista (?) na velha China dos mandarins acertou em cheio. E nossa História local tem sido cruenta, repetida à exaustão. Mas essa estória de divisor de águas foi apenas dizer por dizer, sem outras intenções e atribuições, ditada mais pela natureza do blog, com o tal jornalismo político e opinativo. O competente primo Júnior Duarte, dono de um voz radiofônica das mais prestigiadas no Nordeste, foi generoso até demais em sua apreciação sobre o blog e o jornalista signatário deste. Bem, a janela de comentários está em fase de teste e finalização e, claro, virá com a advertência mencionada no seu comentário. A propósito, nos próximos dias, estarei com nova mecânica para admissão de comentários, mais criteriosa ainda. Grato pela leitura e participação inteligente.