Mentira de água é matar a sede?

A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) iniciou nesta sexta-feira (1º) inspeção nos açudes do interior que estão com volume inferior a 30% de sua capacidade de acumulação e são de responsabilidade do Governo do Estado.

Já o Açude Jatobá II, que abastece Princesa Isabel e pertence ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), sobrevive por milagre e,  a despeito das aferições oficiais, atravessa uma situação crítica e reclama uma vigilância permanente, além de uma ação imediata para estancar a utilização imprópria da água, o abastecimento indiscriminado de carros-pipas – inclusive de outros municípios – além de eventuais irrigações e banhos de animais e pessoas.

A capacidade armazenada do reservatório, irreversivelmente assoreado, se reduz a cada litro retirado e distribuído, a chuva demora a chegar e, caso venha, será abaixo do normal, o que implicará mais problemas se o volume total não for recuperado.

Como as coisas da terra não acontecem como deviam acontecer e os homens que exercem seus podres poderes tão nem aí pra situação pré-caótica que se desenha a curto prazo, só nos resta a esperança de que o bom José – carpinteiro na Galileia e santo fazedor de chuvas no Nordeste brasileiro – aplaque os humores do tempo, contrarie as previsões climáticas adversas e abra as torneiras lá do céu, deitando chuvas providenciais para acabar com o sofrimento de milhares de pessoas e animais.

Comentários (3)
Adicionar comentário
  • Marcos

    Mas são burros mesmo. Prestem atenção a matéria para poderem falar do prefeito. é por isso que não tem credibilidade quando criticam, leiam direitinho se é que sabem, o DNOCS é federal… e Dilma veio para João pessoa e não para Princesa.

  • FERNANDINHO BEIRA JATOBA

    E O SECRETARIO DO PLANEJAMENTO ESTEVE EM PRINCESA E O UNICO LUGAR QUE NÃO VISITOU FOI O JATOBA/COMPESA. E O PREFEITÃO JUNTO DELE. TÃO MUITO PREÓ!!!!!

  • Rosário Carvalho

    Caro colega Zé Duarte

    Não entendi por qual motivo a AESA deixou o Jatobá II para trás.De Tavares para Princesa uma distância tão insignificante….Concordo com você, como pode numa situação tão caótica esse açude ser esquecido pelas autoridades!! Roguemos a São José para que a chuva molhe o nosso chão…nosso Sertão!!!