A propósito de Nelson Rodrigues, George Orwell, política e outros bichos…

A cada dia que passa, estou mais convencido de que a política que se faz  é uma reprodução real da ficção que se produziu no Brasil e alhures.

A frase acima (“Muitas vezes é falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos…”), do grande Nelson Rodrigues, resume bem o teatro completo que é o cenário político.

A propósito da literatura, lembro de “A Revolução dos Bichos” (Animal Farm em inglês e O Triunfo dos Porcos, O Porco Triunfante e a Quinta dos Animais em português lusitano) romance satírico de George Orwell à União Soviética, publicado em 1945.

A obra recorre a figuras de animais para tratar da nova ordem estabelecida, onde eles reinam contra os humanos, após a revolução vitoriosa. Sete mandamentos foram impostos e amplamente disseminados como uma espécie de código social com ritmo de mantra. O sétimo deles apregoava que “todos os animais são iguais”.

Mais tarde, os mandamentos afixados na porta do celeiro começam a ser modificados, e o sétimo fica ainda mais sugestivo e igualmente racional: “Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que os outros”.

Bem, pra conhecer a estória da ficção, nada melhor que ler a obra. Já a realidade é outra história – obra real.

Comentários (4)
Adicionar comentário
  • Catatau

    Essa matéria nada tem haver com literatura mas com uma provável insatisfação desse blogueiro para com o prefeito Dominguinhos. É que ele queria ser aproveitado na equipe do secretariado do prefeito e não foi. Testemunhas já viram, por várias vezes, o caro jornalista se reclamando do prefeito na budega de Anastácio de Gino. Daí, a mágoa. Ou não José Duarte?

    • José Duarte

      Não, Catatau, não integro a sua linhagem, felizmente não.Aliás, Catatau, entre outas acepções,em sua classe gramatical como substativo masculino, quer dizer mexerico, falatório, intriga.É um regionalismo amplo, que ainda significa, entre outras coisas mais,carta de baralho em jogo de truque. Descarte-a, por favor, pois jogo limpo – coisa que o mamífero carnívoro seguramente desconhece. Não devia responder, pois não costumo polemizar por nada, principalmente com quem se escuda no anominato covarde,mas com certeza você sabe que nunca me passou pela cabeça ocupar cargo na administração tucana, como também nunca exigí tal coisa e, ainda, com certeza o prefeito não me escolheria. Tá tudo no seu lugar, inclusive você.

  • Rialtoam araujo

    A revolução dos bichos, uma sátira ao sistema politico implantado na extinta união soviética,vem realmente retratar a cara transfigurada do esqueleto da politica, que a muito se despira dos seus cochões mole,patins e files main, levados pelos os que detem o poder de dar os últimos veredicto usurpando de quem,. para quem seria realmente destinado