Última sessão ou The End?

Filme triste no escurinho do cinema, a política é uma arte que vai além da ficção: é real e sem imaginação.

A troca de secretários do governo Dominguinhos deixou alguns suplentes e ex-vereadores aliados fora do primeiro escalão. As mudanças encontram paralelos na Sétima Arte, o Cinema.

Os sem-secretaria avaliam que alguns dos que vão ocupar cargos bem que podiam ter o papel principal de vários filmes, como E.T. – O Extraterrestre, Um Estranho no Ninho, Os Penetras, Cría Cuervos e, por último, mas não finalmente, Os Intocáveis.

Para si próprios, eles acham que podem protagonizar dezenas – centenas até – de vários títulos e suas sequências, pois o argumento tem uma filmografia extensa, coisa de cinemateca: Cabezas Cortadas, Esqueceram de Mim, Um Corpo que Cai, Assim Caminha a Humanidade, Meu Ódio Será Sua Herança, Chuva Ácida, O Dólar Furado, Expresso para o Inferno, Inferno ao Amanhecer, Inferno em Chamas, Arraste-me para o Inferno, E o Vento Levou, Uma Longa Viagem, Longa Jornada Noite Adentro, A Longa Jornada, Nunca Mais Outra Vez, A Hora do Espanto, A Hora do Pesadelo, Sem Destino, Sem Saída, Encurralado, O Céu pode Esperar, Ninguém é de Ninguém, Terra de Ninguém, A Era do Gelo, Perdoa-me por me Traíres e mais, muito mais obras que vão além da ficção da primeira e última das artes – [a política], essa coisa de cinema.

Comentários (20)
Adicionar comentário
  • Marcos

    Quem ta preocupado com cargos vai ter um infarto,quem espera sempre alcança assim diz o Pt.

  • Rafaela Araújo

    Texto espetacular – aliás, como tantos outros aqui do blog.
    O que mais me enoja e deixa indignada é o fato de que não é necessário apenas ser um excelente profissional para exercer certos cargos, é preciso que se aja de acordo com as vontades e pretenções das lideranças políticas locais.
    Ainda é cedo, bem cedo, para analisar e avaliar o papel dos novos secretários; mas, uma coisa é certa: tem gente que não entende, sequer, o que quer dizer o nome de sua secretaria, quanto mais saber o precisa e pode ser feito dela para melhor atender à população…
    Se o meu caro colega José Duarte Lima não fica ressentido, eu (e tantas outras pessoas, tenho certeza) fico por ele, porque sei e confio em sua competência, e tenho certeza que atuaria de forma digna, honesta e honraria a categoria.

  • João Paulo Fernandes

    Bom dia,José Duarte!

    Quero parabeniza-lo pelo fantástico texto que transcende as linhas escritas! Seu blog, seus textos, suas matérias – tudo de primeira qualidade! Mais um vez, parabéns!

  • o cruel

    Sensacional Zé Duarte!!! mas você pareceume um pouco ressentido, como se tivessem esquecido de você. Verdade ou estou enganado?

    • José Duarte

      Completamente enganado, meu caro cruel. Não almejo ou pleiteio cargo na esfera municipal, como também não aceitaria, se fosse convidado. Outra: nenhum cargo me foi prometido. Apenas, de uma uma forma menos formal, ‘filmei’ no texto a cena política, com personagens e imagens que compõem o cotidiano político da terrinha. Ou seja: reprise da reprise da reprise. Grato pela leitura. Abraço.

  • CINÉFILO

    Caro jornalista Zé Duarte, gostei muito do texto. Também adoro cinema e sugiro mais um filme na lista feita: “ADEUS ÀS ILUSÕES”. A entrada é franca…

  • O ETERNO APRENDIZ

    O QUE SERA AMANHÃ QUEM SABE O QUE SERÁ AOGRA VAI>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>,

  • Carlos

    Os ricos estão cada vez mais ricos, e os pobres cada vez mais pobres,políticos políticos.

  • Gerlane

    Provérbio,Os olhos acreditam neles mesmos; os ouvidos acreditam nos outros. Os olhos acreditam neles mesmos; os ouvidos acreditam nos outros.(políticos).

  • Cida leite

    Faltou O Espetacular Homem-Aranha.

  • Paulo

    P. Texto sensacional, fabuloso o que ha de mais criativo de um tema direcionado. Só poderia ter sido criado por Zé Duarte.

  • Jose

    Ganhou um fã com esse espetacular texto cheio de trocadalhos é por aí.

  • Juliana

    Texto sensacional! Li um texto de um cara que pensa e-x-a-t-a-m-e-n-t-e como eu.

  • Tânia antas

    Quem confia em político só pode ser político ou pobre..

  • Tânia antas

    Política é uma desgraça,eu vou assistir de camarote..

  • Cícero do maia

    O que eu achei mais interessante foi este filme Arraste-me para o Inferno.ksksksksksksskskk

  • João p. Dos santos

    Eu acho é pouco, quero ver o circo pegar fogo, monte de besta confiaram porque quiseram, agora agüenta as pontas.

  • Fátima

    Zé Duarte, texto bastante complicado mas sujestvo,e cheio de humor, pra se entender tem que ter assistidos todos os filmes que por sinal todos foram ótimos, o que eu achei engraçado, foi que os suplentes de vereadores se encaixam em todos eles.