seg
19
mar
2012

O texto abaixo é de um autor anônimo, autodenominado “Bruxo do Açude Velho”, numa alusão ao apelido do mestre Machado de Assis ( Bruxo do Cosme Velho ), senhor não só da escrita perfeita, mas também da ironia. À sua maneira, ele sintetiza traços do estilo nada sutil do grande Millôr Fernandes, cheio de sarcasmo e descrença ululantes, mas é sincero, "podrem" acreditar.

Trata-se de quase um manifesto-programa de um potencial candidato às eleições de outubro próximo, de cuja leitura o leitor-eleitor não sairá impune muito menos enganado:

"O PARTIDO ORGANIZADO DOS DEPENADORES DA REPÚBLICA – P.O.D.RE, quando no poder, se orientará pela práticas politicas aqui definidas , com aplicação especial nos municipios onde ainda a noção de republicanismo é de nível primário:

1- Usar sempre a regra máxima: Aos amigos, tudo. Aos adversários , as sobras – se houver.

2- A distribuição dos cargos será feita na seguinte ordem:

A) parentes dos financiadores da campanha

B) parentes de 1º, 2º graus. Os do 3º grau, se eleitores do partido.

C)indicados por outros politicos, em troca de favores passados e futuros

D) técnicos amigos especializados em notas frias e desvios de verbas

E) Amigos de sempre, que se façam de cegos, surdos e mudos.

3- Direcionamento das compras e licitações , na mesma ordem acima, com privilégio aos que mesmo fora da lista, superfaturarem e ofereçam a comissão mais gorda.

4- Criação de assessorias de representação (aspone) em cidades onde residirem os mesmos da lista do item 2, para divulgação turística do municipio, com salários à altura.

5- Votação sempre favorável por aumentos de salários e outras vantagens pecuniárias , quando em causa própria, de preferencia sem comprovações e controles maiores.

6- Privilegiar a participação nos projetos de deputados federais, senadores e ministérios, que dividam a parte que lhes cabe como comissão.

7- Orientar-se pela máxima: A ocasião é que faz o …bom politico P.O.D.RE

SOMOS O ÚNICO PARTIDO QUE NÃO MENTE. VOTE NOS NOSSOS CANDIDATOS. SE TEM MOTIVOS PARA NÃO VOTAR, VENHA CONVERSAR CONOSCO. DIGA SEU PREÇO."


  Compartilhe por aí: 11 Comentários

11 respostas para “Leitor colaborador: o Bruxo do Açude Velho”

  1. HYLUX disse:

    FEIO NÃO É SER POLITICO PODRE. FEIO É SER POLITICO POBRE. PORQUE TAMBEM É BURRO.
    SE EU NAÕ MAMAR, OS OUTROS MAMAM

  2. analista disse:

    se seu candidato pratica ou praticou uma dessas orientações é P.O.D.R.E
    se voce num é parente, amigo ou vende pra orgão publico, e tem vergonha, pelo menos vote noutro menos podre

  3. Aparecida disse:

    Zé Duarte! Infelizmente essa e nossa Princesa Isabel.

  4. Aparecida disse:

    Princesa Isabel merece ser respeitada!Madanca já em 2012.

  5. Vânia disse:

    Era uma vez uma cidade muito suja e imunda. Princesa de um Estado, o meu adorado, amado e insubstituível torrão tem muita sujeira, lixo esparramado pelas ruas, dejetos, carniça, animais mortos apodrecendo a céu aberto, praticamente não dispõe de pouco saneamento básico e em pleno século vinte e um, e situada na regiao de serra do teixeira,, tem menos de 30 por cento de água tratada. Por isso, apresenta também muita vala aberta com esgoto correndo entre as moradias; no inverno é muita lama e no verão, só poeira. A minha cidade não tem IDH nenhum e segundo o Instituto Trata Brasil tem uma das piores qualidades de vida do país. O centro se confunde com a periferia de tão sujo e fedorento que é. Os habitantes da minha cidade, embora todos felizes, só veem o fundo do poço se olhar para cima. Muito diferente de outra crônica, nela não há palmeiras nem sabiás. Tem muitos urubus, ratos, carapanãs, mutucas, piuns, mucuins e uma das menores áreas verdes já verificadas em uma cidade Princesa Isabel-Pb.

  6. ingnorante assumida disse:

    Doutor Duarte: então aquela frase da peça Hamlet “há algo de podre no reino da Dinamarca ” se referia a este partido?
    Minha conclusão sobre o programa desse partido é uma só:
    SER PODRE OU NÃO SER PODRE. EIS A QUESTÃO.

  7. Ilustríssimo Jornalista: Poderia VSa me indicar quais politicos princezences que NÂO são filiados ao P.O.D.RE? Há riscos destes, se eleitos, se contaminarem e tambem se tornarem podres? Estou procurando um candidato que seja honesto, ético, queira servir ao povo, que cuide bem do patrimonio público e que não faça da politica um fim, mas um meio para a pratica da solidariedade e do altruismo.
    Vossa indicação ajudará a mim e seus leitores a fazer a melhor escolha.
    Conto com sua responsabilidade social de bem nos informar sobre este assunto, cuja relevância é fundamental para o futuro de nosso municipio.
    Atenciosamente
    Inocencio

  8. CEGUINSURDIN MUDIN disse:

    sempre fui e serei amigo dos p.o.d.re. por enquanto sou pobre, mas ficarei podre de rico se eles me derem uma tetinha para mamar

  9. XICO LAVA JEGUA disse:

    JORNALISTA ZÉ – ONDE FICA O DIRETORIO DESSE PARTIDO EM PRINCESA? VAI TER CANDIDATO PARA AS ELIÇÕES DE OUTUBRO? FINALMENTE VOU VOTAR EM QUEM NÃO ME ENGANA E ME GARANTE UNS TROCADOS. EU QUERO É MAMAR E LAVAR MINHA JEGINHA

  10. TOIN 151 disse:

    então em Princeza só tem um partido,pois é o mesmo programa de governo de todos os outros psdb, pmdb pdt pcdb. É tudo podre

  11. Gerson Mao Leve disse:

    já tou dentro. esse é o unico partido que não mente, vota nele quem quer ou quem quer um por fora par votar. Sou podre e quem não é?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br