Le Monde diz que Brasil desigual parece “Os Miseráveis”, de Victor Hugo

Uma reportagem de jornal Le Monde escancara a situação do Brasil pós-golpe; sob o título "No Brasil, um ar de sociedade de castas", o jornal francês tratou no fim de semana da desigualdade no país, parte de uma série do jornal com base em dados globais levantados pelo economista Thomas Piketty; no subtítulo, "As desigualdades se aprofundam novamente, e a esperança Lula dá lugar à amargura no país do chamado racismo cordial".

Sob o título "No Brasil, um ar de sociedade de castas", o francês "Le Monde" tratou no fim de semana da desigualdade no país, parte de uma série do jornal com base em dados globais levantados pelo economista Thomas Piketty.

No subtítulo, "As desigualdades se aprofundam novamente, e a esperança Lula dá lugar à amargura no país do chamado racismo cordial".

O texto conta a história de Ana Braga, nome fictício de uma "empregada doméstica (‘domestique’)" que se mudou de Goiás para São Paulo aos 18 e, "muitos anos depois", vê que nada mudou.

No destaque da estatal Rádio França Internacional, "Desigualdade no Brasil lembra ‘Os Miseráveis’, de Victor Hugo, compara ‘Le Monde’".

A emissora estatal alemã Deutsche Welle noticiou o levantamento coordenado por Piketty com o título "Estudo põe Brasil entre os mais desiguais do mundo". E acrescentou depois, com os dados do IBGE, a reportagem "Pobreza aumenta no Brasil".

As informações são de Nelson de Sá na Folha de S.Paulo.

Brasil 247

Comentários (0)
Adicionar comentário