Representante do Banco Mundial destaca projetos sustentáveis do Sertão paraibano

O desenvolvimento sustentável de comunidades rurais do Alto Sertão paraibano é o foco do Governo da Paraíba por meio de Secretarias de Estado e órgãos como o Projeto Cooperar. Quatro projetos nas áreas de apicultura, agricultura agro-ecológica, produção de arroz e reciclagem de lixo estão sendo executados. Neste fim de semana, as comunidades receberam as visitas do gerente de Projeto do Banco Mundial, Edward Bresnyan, e do coordenador geral do Projeto Cooperar, Roberto Vital.

A comitiva foi conferir as experiências exitosas nos municípios de Santa Helena (apicultura); São João do Rio do Peixe (produção de arroz); Bonito de Santa Fé (lixo reciclado) e Conceição (produção agroecológica).

Edward Bresnyan enfatizou que é importante as parcerias com o poder público municipal, estadual e federal, além do associativismo para que haja maior facilitação na captação dos recursos. “Vimos exemplos de mudança tecnológica e de processos que vão melhorar o desenvolvimento local. Gestão, planejamento e coordenação dos esforços são os caminhos para inclusão produtiva e o Estado, o Banco Mundial e o Governo Federal têm interesse em contribuir com essa meta de inclusão produtiva”, destacou.

O coordenador geral do Cooperar, Roberto Vital, afirmou que as visitas foram positivas e observou que para atingir o desenvolvimento sustentável é preciso ter resultados concretos no menor espaço de tempo, como visto nesses locais. “Os projetos verificados estão dando essa resposta”, comemorou o gestor.

SECOM-PB

Comentários (0)
Adicionar comentário