Uma visão especial do conhecimento –11ª GRE promove capacitação de professores para inclusão de alunos com deficiência visual

  Professores são capacitados para trabalhar alunos com deficiência visual

 

  Pedagoga Maria Felismina, cega, é uma das instrutoras do curso

 

  Sumaya Costa: "conhecimento inclusivo para garantir cidadania plena"

 

  Gerente Marta Santos: segundo módulo acontece em novembro

 

  A equipe-chefe da capacitação:Ilma, Marta, Felismina e Somaya

Quarenta professores das redes estadual e municipal de ensino participam, desde a última segunda-feira (22) do encontro “Técnicas de Leitura e Escrita no Sistema Braille.”

A capacitação, que acontece no auditório da 11ª Gerência de Ensino (11ª GRE) de Princesa Isabel, tem por objetivo habilitar professores do ensino fundamental para trabalhar e assegurar a inclusão de alunos cegos ou com baixa visão.

O encontro, que se prolonga até a sexta-feira (26), é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (SEE), através da 11ª GRE, e conta com o apoio da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (FUNAD).

De acordo com a gerente da 11ª GRE, Marta Santos, o primeiro módulo, ministrado pelas instrutoras Maria Felismina e Sumaya Costa – pedagoga e assessora da FUNAD, respectivamente – compreende dois turnos ( manhã e tarde ) com introdução às técnicas de leitura e escrita Braille, que serão trabalhadas nas salas de aulas com recursos multifuncionais.

Ainda segundo a gerente da regional, o segundo módulo do curso – que também terá a duração de cinco dias, está programado para ser realizado de 19 a 24 de novembro próximo.

Na avaliação de Sumaya Costa, assistente social da Assessoria de Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (ADPD) da FUNAD, a capacitação, “além de proporcionar um novo olhar da educação especial, abre caminho para o conhecimento inclusivo, com respeito integral aos direitos da pessoa com deficiência através do exercício da cidadania plena”.

Comentários (9)
Adicionar comentário
  • Emanuel Tenório Iluminata

    Parabéns para a 11ª gerência, os(as) professores(as) que estão participando dessa politica educacional de inclusão.

  • wanda de joão

    É tudo balela é so isso e nada mais vamos acbar com esse balela….ok

  • Rinaldo José da Silva

    A região de ensino esta de parabéns pela iniciativa de trazer o curso de braille para nossa comunidade. Parabéns Marta Santos e sua equipe.

  • Geraldo Luiz

    Está de parabéns a professora Marta! Ela é muito competente e faz jus ao cargo que ocupa.

  • Rinaldo José da Silva

    A região de ensino esta de parabéns por ter tomado uma imiciativa tão importante para nos, o curso de braille trás parao nossos professores um sistema de ensino único para nossa região. Sucesso para a gerente Marta Santos e toda sua equipe.

  • fabiola arruda

    Estavamos presisando deum curso assim.Parabens a 11GRE,e nosa gerente marta pela iniciativa e acoalhida.

  • Marta Maria dos Santos

    A 11ª GRE junto com a SEE e FUNAD darão continuidade a esta capacitação que terá a duração de cinco dias(05) de 19 a 24 de novembro que será a segunda etapa do curso.Pois o mesmo tem como objetivo principal de treinar professores do ensino fundamental para trabalhar a inclusão do aluno com deficiênciaa visual. Em fevereiro de 2013, vamos ter outra capacitação com a FUNAD com os conteúdos de libras. Agradeço a secretária de Educação do municipio de Princesa, por está em parceria com a 11ª GRE.
    Zé Duarte, “O professor tem de colocar sua autoridade a serviço da liberdade do aluno. Usá-la para tranformá-lo em um indivíduo autônomo.”(António Nóvoa)

  • aaa

    ….

  • Fábio Luan

    A capacidade da nossa 11º região de ensino vai além do que muitas pessoas pesão……..