Publicada regulamentação do Cadastro Positivo

O decreto de regulamentação do Cadastro Positivo, que lista os bons pagadores no país, foi publicado na edição de hoje (18) do Diário Oficial da União. O sistema poderá permitir que brasileiros que pagam suas contas em dia tomem crédito com juros mais baixos.

A lei que criou o cadastro foi aprovada pelo Senado Federal em dezembro de 2010 e sancionada com vetos pela presidenta Dilma Rousseff em junho do ano passado. O decreto publicado hoje traz detalhes operacionais para o funcionamento do cadastro. Para criar uma empresa gestora de banco de dados, será necessário ter patrimônio líquido de R$ 20 milhões, o mesmo valor exigido para os bancos.

Pelo texto do Decreto nº 7.829, a inclusão dos nomes no Cadastro Positivo é opcional. Quem quiser participar do cadastro positivo terá que autorizar “em forma física ou eletrônica, diretamente à fonte ou ao gestor de banco de dados”, que serão criados por empresas responsáveis pela coleta, pelo armazenamento e pelo acesso de terceiros aos dados. Ou seja, o consumidor pode dar essa autorização por meio de uma loja onde pretende fazer uma compra financiada ou diretamente à empresa gestora de banco de dados.

Agência Brasil

Comentários (1)
Adicionar comentário
  • Neto Caçula

    Até que enfim saiu a aprovação tão esperada da lei que cria o cadastro positivo, isso é um avanço para a classe lojista que não tinha como valorizar o bom pagador e agora o SPC por exemplo deixa de ser um nome assustador e passa a ser tambem uma linha de credibilidade para o Cidadão direito e que honra seus compromissos, ter o nome incluído no SPC agora vai ser muito bom para o lado positivo, parabéns a CNDL Confederação Nacional dos Dirigentes Lojista que tanto lutou em Brasilia para que isso acontecesse.