Bira vai homenagear o repentista Oliveira de Panelas com entrega da Medalha Cidade de João Pessoa

O vereador Ubiratan Pereira – Bira (PSD) vai homenagear em Sessão Solene, na próxima terça-feira (08), o poeta, repentista e escritor, Oliveira Francisco de Melo, mais conhecido como “Oliveira de Panelas”, com a “Medalha Cidade de João Pessoa”. A entrega da comenda, que é mais alta honraria da “Casa Napoleão Laureano”, acontecerá a partir das 15h, no Plenário da Câmara Municipal Pessoense.

A honraria será uma forma de reconhecimento público do talento do artista pernambucano pelos seus mais de 50 anos de carreira e também de reconhecer os relevantes serviços prestados por ele na Paraíba, em razão da difusão das culturas paraibana e brasileira pelo País e exterior.

  Em sua justificativa, o parlamentar destacou que a homenagem também se dá, já que Oliveira de Panelas reside há 40 anos em João Pessoa e ainda porque em 21 de maio deste ano, o repentista completou 70 anos de idade.

“Ele é um dos maiores ícones da cantoria popular do Nordeste, que divulga a riqueza, a história, a cultura e os costumes da nossa região por meio do cordel e repente. E nada mais justo também homenageamos e valorizarmos o talento desse grande artista que adotou nossa querida João Pessoa para viver e que tanto enriquece a nossa cultura popular local com o seu trabalho”, enfatizou Bira, lembrando Oliveira de Panelas já possui o título de Cidadania de João Pessoa e a Comenda Ariano Suassuna.

Sobre o homenageado

Oliveira Francisco de Melo é filho de Antônio Francisco de Melo Filho e de Maria Virtuoza dos Santos, grandes incentivadores do seu trabalho. Aos oito anos de idade já fazia seus primeiros versos, e em 1958, com apenas 12 anos, ele cantou pela primeira vez em público, no município de Panelas – PE, sua terra natal. Tornou-se profissional aos 14 anos, viajando por todo o estado de Pernambuco, parte de Alagoas e Paraíba com vários poetas-cantadores.

Ele atuou durante oito anos, em emissoras de rádio de Garanhuns – PE, tendo participado em dezenas de outras rádios em todo o estado de Pernambuco e fora dele. Viajou pelo Brasil inteiro sempre divulgando a riqueza, a história, a cultura e os costumes do Nordeste. Já se apresentou em todo país, representando o NE, foi jurado convidado pela Rede Globo, no Festival MPB-SHELL, tendo seu nome alinhado aos melhores músicos brasileiros.

Residiu em São Paulo-SP, por volta do ano de 1971, sendo sócio fundador de várias agremiações artístico culturais, permanecendo lá até 1975 onde gravou seu primeiro disco intitulado “Coletânea de Repentista”, na série Brasil Caboclo, cantando em 24 gêneros de repente e com vários cantadores. Dono de uma voz forte e afinada foi considerado um renovador da cantoria pelos temas modernos abordados e pela técnica usada na sua arte de fazer versos. É considerado o Pavarotti do Sertão.

Em 1976, passou a viver em João Pessoa-PB. Em diversas ocasiões foi convidado a fazer apresentações para presidentes do Brasil, e, também para estrangeiros, como Mário Soares (Portugal) e Fidel Castro (Cuba) além de várias personalidades do mundo artístico e social. Cantou para o papa João Paulo II, enquanto ele fez a sua segunda visita à Argentina. Como profissional do repente, sempre demonstrou, de forma didática, os seus principais gêneros a origem e atuação da cantoria no Nordeste. Divulga desde o início a valorização do cordel como um símbolo de resistência e arte aos costumes de nossa gente, somando-se a total divulgação das canções e das toadas de todo reino do repente nordestino.

Oliveira de Panelas é membro integrante da ONG e do Projeto Malagueta, que trabalha pela divulgação do acervo histórico, turístico e cultural da Paraíba, promovendo sua música regional, tendo parceria com órgãos como o SESC da Paraíba, o Governo do Estado, e a Secretaria de Educação e Cultura, entre outros. Com a experiência acumulada como Presidente da Associação de Poetas Repentistas do Brasil, sediada em João Pessoa, como membro do Conselho de Cultura da Paraíba e membro da União Brasileira de Escritores de Recife (UBE), o repentista dá andamento a uma série de projetos.

Em 2014, Oliveira de Panelas comemorou 50 anos de uma longa trajetória de divulgação e propagação da cultura nordestina, através dos vários gêneros no qual o artista se destaca. Dos 70 anos de vida, que serão comemorados no próximo dia 21 de maio, o artista também celebra 40 anos de residência na Capital paraibana.

Assessoria

Comentários (0)
Adicionar comentário