Portos da Paraíba e Amapá buscam integração logística

 

Com o objetivo de fazer a integração logística por meio do acesso marítimo e hidroviário, os portos de Santana (AP), Cabedelo (PB), Secretaria de Estado de Transporte do Macapá, Câmara do Comércio do Suriname e Vice-Presidência do Suriname se reuniram nesta segunda-feira (3) na capital do Amapá.

"Na manha de hoje, foi dado um importante passo na busca para otimizar a movimentação de cargas entre o Nordeste e o Norte do País", comentou Wilbur Holmes Jácome, presidente da Companhia Docas da Paraíba. Ele observou ainda que, atualmente, uma carreta de cerâmica que sai de João Pessoa e vai até Macapá absorve em média R$ 12 mil de frete. Para se ter uma ideia como parâmetro desse valor, paga-se hoje aproximadamente R$ 8 mil para se trazer um container da China até Suape (PE). Além de cerâmica, estão sendo transportados calçados, têxteis, frutas, entre outros produtos para o Norte. Tudo isso via rodovias, o que representa um alto risco de segurança além de custos.

Para o vice-presidente do Suriname, Robert Ameerali, o encontro acontece num bom momento. “Precisamos importar muitos bens do Brasil e o Norte e Nordeste são excelentes portas logísticas para diminuir distâncias e custos” disse.

SECOM-PB

Comentários (0)
Adicionar comentário