TSE decide amanhã sobre envio de força federal para Campina Grande

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) irá analisar na sessão desta terça-feira (4) se a cidade de Campina Grande contará com reforço da força federal nas eleições deste ano. A relatora da requisição é a ministra Nancy Andrighi.

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) aprovou, por unanimidade, na sessão do último dia 17, o envio de forças federais para a Rainha da Borborema para garantir a segurança no pleito de outubro.

O pedido formulado inicialmente pelos juízes Cláudio Antônio de Carvalho Xavier, Ruy Jander Teixeira da Rocha, Giovanni Magalhães Porto e Ely Jorge Trindade justifica que a campanha eleitoral na cidade está acirrada e o envio da força federal poderá inibir possíveis abusos e transgressões no dia da eleição.

A Corte Eleitoral paraibana aprovou a solicitação, após o corregedor Miguel de Britto Lyra, fazer três ponderações sobre o pedido: a chegada das tropas federais dez dias antes das eleições, a presença dos soldados nas ruas e não nos quartéis e a coordenação das tropas sob a responsabilidade do juiz Ely Jorge Trindade.

De acordo com o TSE, o envio da força federal só é autorizado depois da manifestação do respectivo governador no sentido da impossibilidade de as forças de segurança estaduais garantirem a normalidade do pleito nos municípios e localidades listados.

O governador Ricardo Coutinho (PSB) já adiantou que o efetivo policial da Paraíba era suficiente para garantir a segurança do pleito, mas não se oporia, caso a Justiça Eleitoral decida pela vinda de tropas federais para a Rainha da Borborema.

Click PB

Comentários (0)
Adicionar comentário