sáb
26
dez
2015

Criadores da Turma da Mônica e do Menino Maluquinho conversam sobre a arte da ilustração

Maurício de Sousa e Ziraldo batem um animado papo no programa da TV Brasil dedicado à criançada
Maurício de Sousa e Ziraldo batem um animado papo no programa da TV Brasil dedicado à criançada

Dedicada a Maurício de Sousa, a última edição da quinta temporada do ABZ do Ziraldo recebe o desenhista para uma homenagem no programa apresentado pelo amigo e cartunista Ziraldo, neste domingo (27), às 13h30, na TV Brasil.

Ziraldo e Maurício de Sousa: desenhistas geniais na arte do traço
Ziraldo e Maurício de Sousa: desenhistas geniais na arte do traço

Considerados os principais autores de histórias em quadrinho no país, eles criaram inúmeros personagens que encantam gerações de crianças e adultos há décadas. Com o Menino Maluquinho e a Turma da Mônica, a dupla é responsável por estimular que jovens tomem gosto pela leitura desde a primeira infância.

Para contar um pouco da trajetória de Maurício de Sousa, o episódio especial do programa ABZ do Ziraldo é todo dedicado à vida e à obra do “pai da Turma da Mônica” que em 2015 comemorou 80 anos de idade.

"A minha carreira de desenhista começou quando eu peguei meu primeiro lápis e minha primeira folha de papel que meus pais deram para eu rabiscar. Cresci em um mundo e em uma família de artistas e contadores de histórias", recorda.

Ziraldo com Maurício de Sousa e a equipe do ABZ
Ziraldo com Maurício de Sousa e a equipe do ABZ

Ilustrador e empresário de renome internacional, Maurício de Sousa começou a desenhar cedo: seus primeiros personagens foram Bidu e Franjinha. Em 1959, publicou tirinhas com os personagens. No ano seguinte, lançou a sua primeira revista do cãozinho azul.

Natural de Santa Isabel, em São Paulo, o desenhista passou parte de sua infância em Mogi das Cruzes. Aos 19 anos mudou-se para a capital onde trabalhou, durante cinco anos, no jornal Folha da Manhã. Maurício de Sousa escrevia reportagens policiais e ilustrava as matérias com desenhos. Em 2013, o autor festejou os 50 anos da Turma da Mônica.

Na conversa com Ziraldo, ele conta que seus principais personagens são inspirados na vida real, em membros da própria família e se tornam temas dos quadrinhos.

"Acho que nós inventamos um ‘moto-contínuo’. Esse negócio não para nunca. Todo dia a gente pode criar alguma coisa. Mandar uma mensagem para o público e para a gente", comenta Maurício sobre as centenas de personagens que ele e Ziraldo desenvolveram na carreira.

Se por um lado Maurício fez a Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali, Chico Bento e tantos outros; Ziraldo é o responsável pelo Menino Maluquinho e seus amigos, além da Turma do Pererê e obras da literatura infantil como "Flicts" e "O Bichinho da Maçã".

Hoje, entre quadrinhos e tiras de jornais, as criações de Maurício de Sousa chegam a cerca de 50 países. Em sua carreira, ele já ultrapassou a marca de 1 bilhão de revistas publicadas. Os quadrinhos se juntam a livros ilustrados, revistas de atividades, álbum de figurinhas, CD-ROMs, livros tridimensionais e livros em braile. "Cada vez que você escreve, você recebe também aprende. Vamos somando experiências. Acho que tudo isso nos ajuda a viver, sonhar e desejar continuar fazendo a mesma coisa enquanto der", sintetiza o autor.

Criativo, Maurício de Sousa lançou em 2008 a publicação da "Turma da Mônica Jovem" em que seus personagens aparecem com 15 anos de idade. Nas histórias tradicionais, as crianças tem cerca de oito ano. Só em 2008, a nova obra do desenhista vendeu mais de um milhão e meio de exemplares apenas nos quatro primeiros números da revista. O escritor relaciona os temas abordados nas histórias da turminha crescida e debate com Ziraldo o crescimento na leitura dos HQs.

Encontro de personagens: Mônica participa de historinha do Menino Maluquinho

Menino Maluquinho saúda Mônica
Menino Maluquinho saúda Mônica

No quadro do Menino Maluquinho, interpretado pelo ator Lucas Oliver, o personagem principal da obra de Ziraldo presta homenagem à protagonista das histórias criadas por Maurício de Sousa.

O Menino Maluquinho lembra da Mônica na aventura “A Coelhada” quando Julieta acerta o garoto com um gato de pelúcia azul. A pancada foi tão forte que amassou a panela que ele carrega na cabeça.

"Ainda bem que eu não estou nas histórias da Mônica. Hoje eu vi como o Cebolinha sofre", brinca o Menino Maluquinho.

Para encerrar a edição que marca o término da quinta temporada do programa infantil, o Coral Maluquinho, regido pelo maestro Ronald Valle, canta o clássico “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso.

Serviço:
ABZ do Ziraldo – domingo (27), às 13h30, na TV Brasil.

TV Brasil


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br