qui
18
maio
2023

Livro foi publicado pela editora Springer, referência em periódicos científicos

tangara-fastuosa-pintor-verdadeiro-foto-thiago-zanetti
Tangara fastuosa (pintor-verdadeiro). Foto: Thiago Zanetti

Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) lançaram, no último mês de abril, um livro sobre a biodiversidade de animais da Mata Atlântica. Com o nome de ‘Animal Biodiversity and Conservation in Brazil’s Northern Atlantic Forest’ (Biodiversidade Animal e Conservação na Mata Atlântica Norte, em tradução livre), o material foi publicado pela editora Springer, um dos selos globais de referência em periódicos científicos.

A publicação, que está disponível para ser adquirida neste link, foi organizada pelos professores Alexandre Vasconcellos, do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), e Frederico França, do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), em conjunto com os pesquisadores Gentil Pereira Filho e Rômulo Romeu Alves, ambos da UEPB.

O livro apresenta um resumo, em 15 capítulos, do banco de dados biológicos do Centro de Endemismos do Setor Norte da Mata Atlântica, formado por áreas remanescentes do bioma ao norte do Rio São Francisco. O Centro compreende regiões dos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Segundo o docente Alexandre Vasconcellos, a confecção do livro levou cerca de 2 anos e contou com a colaboração de professores, pesquisadores de pós-doutorado, discentes e servidores técnico-administrativos da UFPB, além de cientistas dos estados mencionados e também de outras regiões do país.

“Parte das informações presentes nos capítulos do livro é oriunda das pesquisas desenvolvidas pelos Programas de Pós-Graduação ao longo de décadas. Desta forma, diversas instituições de ensino e fomento à pesquisa de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte contribuíram com a construção do banco de dados. Salientamos, ainda, que pesquisadores de outras instituições do país, a exemplo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade de São Paulo (USP), do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal do Piauí (UFPI) também compuseram a lista de autores”, explica o professor.

Ainda de acordo com Alexandre, a pesquisa contribui na documentação de um dos setores de Mata Atlântica mais ricos no que diz respeito à biodiversidade e endemismo. O pesquisador destaca também que o Centro está localizado em uma das regiões mais ameaçadas pelo desmatamento e, por isso, é necessária a criação de mecanismos para conservar a floresta.

“Se o atual ritmo de desmatamento continuar, certamente perderemos essas espécies, às quais ainda nem conhecemos direito, ou seja, poderemos perder organismos sem identificar seus potenciais de uso pela humanidade, incluindo biotecnológico ou farmacológico”, discorre o professor.

Veja, a seguir, os pesquisadores da UFPB que contribuíram com a publicação:

Adriano Medeiros de Souza

Alexandre Vasconcellos

Antônio Carvalho da Silva Neto

Daniel Oliveira Mesquita

Fagner Ribeiro Delfim

Francisco Vicente Macedo Júnior

Frederico Gustavo Rodrigues França

Gindomar Gomes Santana

Helder Farias Pereira de Araújo

Kleber Silva Vieira

Manoela Maria Ferreira Marinho

Marcio Bernardino da Silva

Matilde Vasconcelos Ernesto

Patrício Adriano da Rocha

Pedro Cordeiro-Estrela

Ricardo Lourenço-de-Moraes

Telton Pedro Anselmo Ramos

Washington Luiz Silva Vieira

Ascom/UFPB


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br