Pesquisadores comprovam descoberta de fóssil de dinossauro em Sousa

Fóssil pode ser de um terópode ou ornitópode

A prefeitura de Sousa, por meio da Secretária de Turismo, acompanhou um equipe de pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)  na análise e coleta de um fóssil de dinossauro encontrado na região pelo senhor Luiz Carlos. Equipe da UFPE é composta por geólogo, biólogo e uma mestra em paleontologia.

O primeiro fóssil de dinossauro encontrado na Paraíba, é uma tíbia. De acordo com os pesquisadores “resta analisar qual a espécie, pode ser de um terópode ou ornitópode”.

Há mais de 30 anos o bancário aposentado  Luiz Carlos da Silva Gomes residente na cidade de Sousa, tem como hobby a busca pelos rastros dos dinossauros na Bacia Sedimentar do Rio do Peixe, localizada no oeste do Estado da Paraíba.

Luiz Carlos descobriu um osso fossilizado com aproximadamente 50 centímetros de comprimento, dentro de rocha sedimentar do Cretáceo Inferior. O fóssil veio à luz, pela erosão na rocha sedimentar.

O fóssil coletado será levado para um laboratório em Recife, para que ele seja preparado (retirado da rocha), descrito fotografado, comparado com outros já conhecidos na tentativa de classificar o animal, reconhecer sua forma (reconstrução do animal) e hábitos. Após esses procedimentos, o fóssil será devolvido à cidade e ficará no museu para estudos e visitação.

A descoberta paleontológica confirma a potencialidade internacional, turística, social e histórica de Sousa.

WSCOM Online

Comentários (0)
Adicionar comentário