Cemitério público recebe pouca visitação no Dia de Finados em Princesa Isabel; comércio tem queda

Com orações, velas e até lágrimas, as famílias fazem neste sábado (2), Dia de Finados, as homenagens aos parentes e amigos no centenário cemitério público Campo Santo, em Princesa Isabel.

Na manhã de hoje, por volta das 9h30, sob um céu nublado e temperatura de 32°C, a circulação de pessoas e veículos era muito pequena na comparação com a mesma data do ano anterior. Gatos e cachorros   permaneceram alojados em túmulos sem qualquer inquietação.

Os donos de bancas de comida, velas, flores artificiais, capelas, cruzes e arranjos funenários, entre outros produtos vendidos na data, reclamam do fraco movimento registrado nas primeiras horas da manhã do feriado.

A 5ª Companhia de Polícia Militar Independente (5ª CPMI) de Princesa Isabel colocou uma viatura na frente do cemitério para garantir segurança à população desde às 7h da manhã.

Na visitação aos túmulos, com a tradicional queima de velas e ornamentação temática, a repetição de uma cena comum marca  o ritual da veneração póstuma: pessoas choram e são consolodas por outras.

A previsão  é de que passem pelo menos 3 mil visitantes até o fim do dia, com fluxo maior e concentrado às 19h, na celebração da missa em homenagem especial aos mortos.

Dentro e fora do cemitério, crianças e profissionais oferecem produtos e serviços, como velas, limpeza e pintura de sepulturas. A falta de água e a má conservação cemiterial provocaram reclamação de muitas pessoas que foram ao local prestar as homenagens aos parentes.

O blog esteve lá. Acompanhe através da sequência de fotos (clique na imagem para ampliar) abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários (1)
Adicionar comentário
  • O COITADO

    É O EFEITO PAZ UNIÃO E PROGRESSO. E SÓ.