qui
05
set
2013

Levantamento do G1 indica que, dos 81 senadores, pelo menos 54 se dizem integralmente favoráveis à proposta de emenda constitucional (PEC) que estabelece o fim do voto secreto para votações no Congresso tal qual foi aprovada pela Câmara nesta terça (3). A bancada da Paraíba está fechada em 100% favorável à iniciativa aprovada pelos deputados.
Cássio Cunha Lima (PSDB), Cícero Lucena (PSDB) e Vital do Rêgo (PMDB) decidiram manter o consenso da repesentação paraibana no Senado Federal e já assumiram votos favoráveis à PEC vindo da Câmara, que extingue o voto secreto em todas as suas modalidades.

Para Cássio Cunha Lima, que tinha uma posição favorável ao voto secreto apenas em casos de análise de vetos presidenciais e indicações do Executivo para ocupação de cargos públicos, o argumento do presidente de seu partido, o colega Aécio Neves (PSDB-MG) terminou por lhe convencer: se a opção for entre ficar como está e aprovar o fim do voto secreto para tudo, é preferível aprovar o fim do voto secreto para tudo.

No caso do senador Cícero Lucena, o fim do voto secreto é uma legítima cobrança das ruas e cabe agora ao Congresso Nacional institucionalizar a emenda constitucional. "Acredito ser um dos pontos da pauta positiva do Congresso sobre a qual não devemos criar maiores polêmicas", discorre Cícero.

Vital do Rêgo, presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, ouvido pelo G1, foi bastante objetivo: “Pessoalmente eu sou a favor do voto aberto em todas as circunstâncias. Eu entendo que essa foi a medida, o meu voto, a orientação que eu dei na CCJ."

De acordo com a Constituição, são necessários os votos de pelo menos 49 senadores para a aprovação de uma PEC.

Blog do Marcos Alfredo, com informações do G1


  Compartilhe por aí: Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Ir para a home do site
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É PROIBIDA A REPRODUÇAO PARCIAL OU TOTAL DESTE SITE SEM PRÉVIA AUTORIZAÇAO.
Desenvolvido por HotFix.com.br