Detentos de presídio em Princesa Isabel recebem serviços de Atenção Básica de Saúde

Os detentos da Cadeia Pública de Princesa Isabel receberam nesta terça-feira (27) serviços de atendimento médico e odontológico, disponibilizados por uma equipe formada por médico, dentista, enfermeira, psicóloga e outros profissionais da Secretaria Municipal de Saúde que integram a Atenção Básica de Saúde (ABS) no município. numa açao integrada entre a Prefeitura e a direção do presídio.

Durante toda a manhã, os presidiários passaram por triagem, consulta médica, avaliação bucal, classificação sanguínea, coleta de sangue para exames laboratoriais, vacinação contra tétano e hepatites B e C, além de teste rápido de HIV, aconselhamento psicológico, medição de pressão arterial e peso e controle de diabetes e hipertesão.

O atendimento foi realizado em tenda instalada no pátio interno do presídio, sob forte esquema de segurança polícial dentro e fora da unidade prisional, com os detentos sendo liberados das celas em dupla após revista.

A partir dos resultados dos exames e avaliações, os presidiários serão encaminhados para atendimento especializado.

De acordo a secretária municipal Vitória Augusta (Saúde), “o município tem realizado uma ação contínua no presídio, porém é a primeira vez que os serviços são oferecidos em mutirão que mobiliza 19 profissionais da área, para garantir a saúde dos encarcerados e oferecer melhor qualidade de vida ”.

A unidade prisional abriga uma população carcerária de 77 apenados, sendo 54 em regime fechado, 12 no regime aberto e 11 no regime semiaberto.


Médico Pedro Gonzaga consulta presidiário e o encaminha para exames

Comentários (3)
Adicionar comentário
  • Risoneide Medeiros

    Parabéns a direção da cadeia e a atitude da secretária de saúde e toda equipe da saúde de atenção básica e ao CTA(Centro de Testagem e Aconselhamento), que realizaram testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Com pré e pós-aconselhamento. Isto é dá um pouco de dignidade a quem sofre a exclusão da liberdade.

  • A.Pinheiro.

    Bacana a ação da Secretaria de Saúde e a Secretaria Penitenciaria, junto aos presidiários da cadeia pública de Princesa Isabel.
    Agora eu lhe pergunto, tem algum plano ou ação para beneficiar os familiares que tiveram seus entes vitimados pelos presos, se não estiver é injusto o que estão fazendo.

    Um abraço a todos os conterrâneos.

    Nada mais do amigo Antônio Pinheiro.

  • Antonio carvalho

    Parabens ao diretor da cadeia e equipe da saude isto sim ajuda a ressocializar.