Reunião prepara inserção de Princesa Isabel no Arranjo Produtivo Local da Floricultura Paraibana

Técnicos da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (EMPASA) e da UFPB se reuniram na tarde dessa quinta-feira-feira (22) com representantes das comunidades rurais da Várzea, Gavião, Rancho dos Homens e Lagoa de São João para debater a inserção de Princesa Isabel no Arranjo Produtivo Local (APL) da Floricultura Paraibana.

O evento, realizado no Espaço Nordeste, contou ainda com as presenças de representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (SEMA), Emater local e Centro de Capacitação Agrocomunitário (CCA).

Durante o encontro, foram abordados os primeiros passos para a formalização de cooperativas e associações, com a definição de comunidades onde serão instaladas as sedes e plantio de flores em estufas, linhas de créditos especiais para a atividade, além de outros assuntos relacionados à cadeia produtiva da floricultura.

Ao final da reunião, foram definidas uma agenda de visitas de intercâmbio às cidades de Pilões, Areia e Sapé, onde já existem pólos produtores de flores, e a formalização de uma associação, coordenada pela SEMA e Emater, que também vão definir o local para instalação de estufa para cultivo, além da capacitação de um instrutor especialista em floricultura.

A reunião teve como coordenadores Delma Aquino (projetista da EMPASA e do Cooperar), Tarcísio Valério (extensionista comunitário da UFPB), e os representantes da EMPASA Tarcísio Fernandes (técnico) e Silvana Alves (gestora ambiental).

Segundo o secretário José Ivonildo (SEMA), o prefeito Dominguinhos (PSDB) assegurou o apoio da administração municipal à iniciativa, com suporte logístico.

Comentários (0)
Adicionar comentário