Kerry visita Brasil no momento em que autoridades pedem explicações sobre espionagem

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, de 69 anos, passa o dia hoje (13) em Brasília para uma série de reuniões. A visita dele ocorre em um momento delicado das relações entre o Brasil e os Estados Unidos, pois há pouco mais de um mês surgiram as denúncias de que agências norte-americanas monitoravam cidadãos em vários países, inclusive no Brasil.

Assessores que preparam a visita, garantem, porém,que o mal-estar não ofuscará a discussão de vários temas bilaterais comuns – como inovação, tecnologia e ciência. Kerry terá encontro com a presidenta Dilma Rousseff às 16h30 no Palácio do Planalto

Uma equipe de funcionários do governo dos Estados Unidos passou a manhã de ontem (12) no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, para rastrear os locais por onde o secretário passará. Os norte-americanos querem garantir que há segurança suficiente em caso de protestos mais intensos, como o ocorrido em junho quando o Itamaraty foi alvo de vândalos que destruíram vidraças e algumas peças do prédio.

Agência Brasil

Comentários (0)
Adicionar comentário