Deputado Trócolli Júnior conhece escola Tomé Francisco e traz experiência para a Paraíba

O deputado estadual Trócolli Júnior (PMDB) visitou, nesse final de semana, um projeto que conseguiu transformar uma escola pública pernambucana em modelo de gestão escolar em todo o Brasil. A Escola Estadual Tomé Francisco da Silva, no município de Quixaba, no Sertão de Pernambuco, foi a grande vencedora do Prêmio de Gestão Escolar (PGE) 2012. Com o resultado, a escola se consagrou como Escola Referência Brasil em gestão escolar e experiências inovadoras na Educação, depois de disputar o título com outras 9.693 instituições de ensino.

No intuito de trazer a experiência vitoriosa para a Paraíba, o legislador foi ver de perto o trabalho desenvolvido pelo diretor Ivan José Nunes, que gere a escola há 15 anos, e saber detalhes das ações que promoveram o feito na unidade escolar.

“Nós que fazemos política temos que sempre procurar conhecer projetos como este para levar para nosso Estado propostas que venham a ter o mesmo êxito no futuro. Como deputado eu acredito que esse exemplo de escola pode ser seguido na Paraíba, por isso, fiz questão de conhecer esse trabalho e trazer essa experiência para cá”, disse Trócolli lembrando que a Escola Estadual Tomé Francisco da Silva também beneficia diversos paraibanos já que faz divisa com a Paraíba.

O diretor Ivan agradeceu o interesse do deputado em querer levar a experiência para o seu estado de origem. “O Senhor Trócolli Júnior foi muito atencioso em nos fazer esta visita, o tempo todo ele elogiou nossa escola e demonstrou a vontade de replicar esta experiência, pois é preciso que todas as instituições de educação do País sejam também de qualidade e a Escola Tomé Francisco é um exemplo de que esse sonho é possível”, afirmou o gestor que recepcionou o deputado.

Sobre a escola

Seis escolas chegaram à final do prêmio e receberam R$ 10 mil pela conquista, além de um diploma de Escola Destaque Nacional. A Tomé Francisco, por ter sido a primeira colocada, recebeu R$ 30 mil e o título de Escola Referência Brasil. Como resultado de uma gestão inovadora, participativa e preocupada com o aprendizado de todos os alunos, a unidade se tornou referência na educação pública de Pernambuco, chegando a ser finalista do PGE no ano de 2008.

A qualidade da gestão escolar tem produzido ótimos resultados em sala de aula. No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), aferido pelo Ministério da Educação (MEC), a Escola Estadual Tomé Francisco da Silva ficou entre as dez melhores do Brasil nos anos iniciais do ensino fundamental, com média 7. O sucesso foi repetido no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe), promovido pela Secretaria de Educação com os mesmos métodos do Ideb. Com média 7,42 também nos anos iniciais, a escola foi a mais bem avaliada entre todas as escolas pernambucanas.

A unidade foi fundada em 1962, no vilarejo de Lagoa da Cruz, zona rural do município. De lá para cá, muita coisa mudou: hoje atende a cerca de 800 estudantes, do 1º ano do ensino fundamental, ao 3º ano do ensino médio, muitos deles já premiados com medalhas em competições como as Olimpíadas de Matemática e de Português.

PGE – O Prêmio Gestão Escolar visa melhorar o sistema educacional brasileiro, por meio de um processo formativo focado no ensino de qualidade com a participação da comunidade. Ele é realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos; Fundação Roberto Marinho; Instituto Unibanco; Fundação SM, Fundação Itaú Social; Instituto Gerdau; Fundação Victor Civita; União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Ministério da Educação (MEC); Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e Instituto Natura.

ASSESSORIA

Comentários (2)
Adicionar comentário
  • JOSMUEL

    Sugiro ao nobre deputado que faça um projeto propondo a anexação de Princesa Isabel ao estado de Pernambuco, pois somente assim sairemos do caos geral, tanto no município, quanto no Estado.

  • ex-aluno

    A Escola Tomé Francisco é um exemplo há muitos anos, enquanto Princesa Isabel só faz cair a cada ano. Que vergonha para as escolas do Estado e do Município daqui.