Salão do Artesanato homenageia Curtume Antônio Villarim

O 18º Salão de Artesanato da Paraíba, que neste ano traz como tema “Um Universo do Couro Cultura e Arte”, será aberto neste domingo (9), a partir das 17h, em Campina Grande. O evento faz uma homenagem ao antigo curtume Antônio Villarim, localizado em Bodocongó, que teve seu auge na década de 1970, tornando-se referência no processamento e exportação do couro.

A abertura vai contar com as presenças do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, da coordenadora do Programa de Artesanato da Paraíba, a primeira-dama do Estado, Pâmela Bório, da família Villarim, autoridades e representantes do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae-PB) que, em virtude do falecimento do superintende, Júlio Rafael, na noite da última quarta-feira (5) vão representá-lo prestando homenagens.

A Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste, ao som do legítimo forró pé-de-serra, fará a abertura oficial do evento, que deve reunir um grande número de visitantes durante o Maior São João do Mundo.

Curtume Antônio Villarim – Fundado pelo empreendedor Pernambuco, Antônio Villarim, por volta de 1936, o curtume garantia 250 empregos e colaborou para o crescimento de Campina Grande. Na década de 1970, o curtume já exportava para Espanha, França, Itália e Estados Unidos chegando a produzir até 800 couros bovinos diariamente e mais 10.000 peles de cabra e carneiro. “Toda família Villarim recebeu o convite para a homenagem com muita alegria, pois o nosso avô foi um grande pioneiro da época”, disse uma das netas, Rosa Villarim.

O Salão pretende mostrar a verdadeira cultura popular da Paraíba, a atividade coureira do Estado, promover seu resgate histórico e mostrar a importância da exposição e comercialização das novas tendências do artesanato.

SECOM-PB

Comentários (0)
Adicionar comentário